O vereador Stanley Freire (PR) fez críticas na manhã dessa quinta-feira (11) ao Governo do Piauí devido aos atrasos na entrega de medicamentos gratuitos que são distribuídos aos pacientes com problemas renais. O parlamentar ainda questionou se o governo vai esperar os pacientes morrerem para distribuir os medicamentos.
Stanley Freire disse entender bem a situação dos pacientes renais já que ele mesmo passa por esse problema e precisa fazer hemodiálise cerca de três vezes na semana. “Levei [esse assunto] em causa própria para a tribuna da Casa, eu passo por isso, mas eu tenho condições de comprar a medicação, mas milhares de pacientes renais não têm. Tem medicação que demora seis meses de atraso, então você imagina o desespero que esses pacientes estão, pois atinge diretamente a população e pode levar ao óbito”, criticou.
- Foto: Lucas Dias/GP1Stanley Freire
O parlamentar ainda questionou se vão esperar morrer algum paciente para que a situação seja resolvida. Para ele o problema é "falta de gestão ou de vontade. Eles não estão trabalhando com materiais, mas com a vida, então é preciso ter cuidado. A resposta da secretaria de saúde aos pacientes e para a Associação do Pacientes Renais é que existe um problema na licitação. Então eu pergunto: vão esperar morrer alguém ou algo mais grave para acontecer a licitação?”, questionou.
Stanley Freire, que já foi da base do governo, disse que os vereadores devem marcar uma audiência para tratar com o secretário de Saúde, Florentino Neto, sobre o assunto. “Infelizmente essa área [da saúde] está passando com dificuldade. Vou na secretaria de Saúde com os vereadores para conversar pessoalmente sobre isso”, disse o parlamentar.
Outro lado
A assessoria de imprensa da Sesapi ficou de se manifestar, o que não aconteceu até o fechamento dessa matéria.
Ver todos os comentários | 0 |