Nesse sábado (26) será realizado o Dia D de vacinação contra o Sarampo em todo o estado do Piauí. O público alvo da vacinação são crianças de nove meses a cinco anos de idade e os locais de vacinação estarão aberto das 8h às 17h.
De acordo com a Sociedade Piauiense de Infectologia, o dia D da campanha de vacinação no Brasil foi no último dia 19, mas por conta do feriado do Dia do Piauí, comemorado na mesma data, o Dia D de vacinação foi adiado para sábado (26).
- Foto: Cristine Rochol/PMPAVacina contra Sarampo
Dados divulgados no Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, publicado em outubro deste ano, informam que no Brasil já foram confirmados 7.972 casos de sarampo. A doença, que já atinge 19 estados do país, teve três casos confirmados no Piauí.
Divulgação de postos
Por meio de sua assessoria, a Sesapi informou ao GP1 nesta sexta-feira (25) que é responsável pela distribuição das vacinas, recebidas pelo Ministério da Saúde, para os municípios. Desde o dia 5 de outubro que as vacinas foram repassadas, ficando a cargo dos municípios a divulgação e convocação do público alvo.
Comunicado FMS
A Fundação Municipal de Saúde -FMS- comunicou que as crianças menores de 9 meses não podem ser vacinadas amanhã, dia 26, dia D da vacinação contra o sarampo. Isto porque as doses enviadas pelo Ministério da Saúde são produzidas pelo parlaboratório Serum Institute of India Ltda e não são indicadas para esta faixa etária.
O Ministério da Saúde informou que próxima semana mandará a vacina produzida pela Fiocruz e, então, poderão ser vacinadas as crianças de 6 a 9 meses de idade contra o sarampo. A FMS divulgará amplamente quando as doses chegarem e forem distribuídas nas salas de vacina.
Sarampo
Sarampo é uma doença altamente contagiosa causada por vírus. Os sintomas incluem febre alta, tosse, cogestão nasal e inflamação na área dos olhos. Após os primeiros dias aparece uma mancha vermelha na pele, que que espalha por todo o corpo. Em alguns casos de sarampo pode haver complicações, causando cegueira, inflamação no cérebro e surdez.
Relação dos postos de saúde que participarão da campanha em Teresina:
Zona sudeste
UBS Alto da Ressurreição
UBS Renascença
UBS Todos os Santos
UBS Usina Santana
UBS Mário Rocchi
Hospital do Dirceu
Zona leste
UBS Santa Isabel
UBS Taquari
UBS Planalto Uruguai
UBS Planalto Ininga
UBS São João
UBS Cidade Jardim
Hospital do Satélite
Zona Norte
UBS Cecy Fortes
UBS Karla Ivana
UBS Adelino Matos
UBS Poty Velho
UBS Santa Maria da Codipi
Hospital da Primavera
Hospital do Buenos Aires
Zona sul
UBS Cristo Rei
UBS Saci
UBS Parque Piauí
UBS Angelim
UBS Portal da Alegria
Hospital do Promorar
Ver todos os comentários | 0 |