Fechar
GP1

Saúde

Zika vírus deve afetar quase todo continente americano

A informação é OMS.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta segunda-feira (25) que a transmissão do zika vírus deve atingir todo continente americano, com exceção do Canadá e Chile. A organização ressaltou que o mosquito Aedes Aegypti, responsável por transmitir a dengue e chikungunya já está presente em todos os países do continente.

Imagem: DivulgaçãoO vírus está presente em 21 dos 55 países e territórios das Américas. (Imagem:Divulgação)O vírus está presente em 21 dos 55 países e territórios das Américas.

Segundo a Folha de São Paulo, o vírus zika, suspeito de provocar más-formações fetais, já está presente em 21 dos 55 países e territórios das Américas. A OMS explicou que como a população do continente não ficou exposta ao vírus antes do registro de casos no Brasil e como não existe imunidade, esses fatores permitem a propagação da doença com mais rapidez.

Casos nos Estados Unidos


O Departamento de Saúde de Nova York informou que três pessoas apresentaram resultado positivo para o vírus zika na cidade. As autoridades ainda disseram que as pessoas infectadas haviam viajado para regiões onde a doença causada pelo mosquito Aedes aegypti se propaga rapidamente.

Uma das pessoas infectadas está totalmente recuperada e as outras duas apresentam melhora. Recentemente a Colômbia informou que o número de casos de zika vírus chegou a 13.531 no país. Com o levantamento, a Colômbia se tornou o segundo colocado no ranking de países da América Latina em quantidade de pacientes notificado com a doença.

Alerta


No último dia 15 de janeiro, autoridades de saúde dos Estados Unidos emitiram um alerta para que mulheres grávidas evitem viajar para o Brasil e 13 países das América Latina por causa do vírus zika, doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. Os americanos consideram um risco já que é comprovada a relação dos casos de microcefalia com o vírus.

As mulheres que planejam engravidar também foram orientadas a procurarem os seus médicos antes ir para essas áreas. O alerta se estende ao Brasil, Colômbia, El Salvador, Guiana Francesa, Guatemala, Haiti, Honduras, Martinica, México, Panamá, Paraguai, Suriname, Venezuela e Porto Rico.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.