Fechar
GP1

Saúde

Semtcas realiza seminário sobre o Programa Bolsa Família no Piauí

O seminário deve contar com a participação das equipes das Unidades Básicas de Curso Saúde Mental

A Secretaria Municipal de Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SEMTCAS) e a Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizam, de 17 a 19 de setembro nos turnos manhã e tarde, no Centro de Formação Odilon Nunes, localizado na Rua Magalhães Filho, S/N, bairro Marquês, zona Norte de Teresina, o Seminário sobre o Programa Bolsa Família.

O seminário tem como tema “Programa Bolsa Família na Saúde: desatando nós” e deve contar com a participação das equipes das Unidades Básicas de Saúde e os profissionais dos Centros de referência de Assistência Social.

Luiza de Marilac, Gerente de Programas de Renda Mínima da SEMTCAS, destaca que o evento visa garantir a interlocução entre a Saúde e assistência social, além do alinhamento de informações relacionadas ao Programa e ao acompanhamento que deve ser realizado pela FMS. “Nós queremos fortalecer essa relação entre os profissionais da saúde com os profissionais da assistência social para que essa famílias possam de fato ser acompanhadas e propostas às ações relacionadas à saúde dessas famílias.”, afirma a gerente.

Ainda de acordo com Luiza de Marilac, esse encontro irá apontar aos profissionais da saúde quais as ações que devem ser realizadas, quais são os entraves que estão dificultando o acompanhamento para que se possa construir estratégias, meios e caminhos para que essas famílias sejam acompanhada efetivamente. “Essas são obrigações do município, da FMS e da assistência social em relação às condicionalidades.”, concluiu.

Entre as condicionalidades do Programa estão: o calendário de vacina das crianças com idade até sete anos deve estar em dia, as gestantes devem realizar o pré-natal e as mulheres com idade entre 11 e 44 anos precisam ser acompanhadas pelas equipes do Programa Saúde da Família.

Este ano o Programa Bolsa Família completa 10 anos. Em Teresina, existem mais de 67 mil famílias beneficiadas. “O PBF é Oportunidade de a família ter uma renda mensalmente e através dessa renda possibilitar uma melhoria na qualidade de vida dessas famílias, além do acesso a outros programas”, afirma a gerente de Renda Mínima da Semtcas.

As famílias beneficiadas pelo PBF podem ter acesso a outros programas sociais. O programa se articula com outras ações setoriais e políticas públicas estruturantes, como o Pronatec (Brasil Sem Miséria) que oferece cursos de qualificação profissional; os programas Minha Casa, Minha Vida; isenção de taxa para concursos e vestibulares, dentre outros.


Programação Manhã/Tarde:

7:30/13:30 – Credenciamento e entrega do material
8:00/14:00 – Abertura/ Exibição de vídeo
8:10/14:10 – Painel: Programa Bolsa Família na saúde: afinal, do que se trata?
Painelista: Luiza de Marilac – Semtcas
9:00/ 15:00 – Painel: O papel do Programa Bolsa Família na Saúde: contribuições para Redução da Miséria/Pobreza
Painelista: Theonas Gomes Pereira – FMS
9:30/15:30 – Exibição de vídeo: Riscos do consumo de alimentos não saudáveis
9:40/ 15:40 – Painel: Estado Nutricional e Consumo Alimentar da População de Teresina: o que a USB faz para cuidar?
Ana Amélia Galas Pedrosa: GEVIDANT
10:30/16:30 – Intervalo
10:50/16:50 – Mesa Redonda: Diálogos Interdisciplinares no cumprimento das condicionalidades do Bolsa Família
O Olhar da Assistência Social: Jovina Sérvulo
O Olhar da Saúde: Theonas Gomes
O Olhar da Educação: Sandra Leite
11:30/17:30 – Experiência de USB no Cumprimento de Condicionalidades
12:00/18:00 – Compromissos para cumprimento da Meta 83% de cobertura na vigência 2013.2

Curta a página do GP1 no facebook:www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.