Fechar
GP1

Saúde

Prefeitura de Teresina intensifica mutirões de combate à dengue por toda a cidade

Esse trabalho de prevenção e de mutirão, que inclui capina e varrição, se estenderá até o dia 14 de agosto, abrangendo mais 23 bairros de Teresina.

Comunidades de bairros com maior índice de infestação do mosquito Aedes aegypti em Teresina estão sendo alvos de mobilização contra a dengue, com a realização de mutirões de limpeza programados para os sábados de julho e agosto. A Prefeitura de Teresina, por intermédio da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs), está intensificando o trabalho de eliminação de possíveis focos do mosquito, em parceria com a população.

Durante esta semana, equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), da FMS, estão mobilizando os moradores dos bairros Buenos Aires, Água Mineral, Saci, Frei Damião, Alto da Ressurreição, Bairro de Fátima e Ininga, orientando as famílias sobre medidas de prevenção, distribuindo folders e sacos para acondicionamento do lixo e até de galhos de árvores, além de objetos e materiais inservíveis que podem acumular água. Podem também ser destinados para a coleta geladeiras em desuso e outros eletrodomésticos e móveis que não estão sendo mais utilizados, mas que podem favorecer o surgimento de criadouros.

Todo o material deve ser colocado na porta das casas para que seja recolhido pelos caminhões de coleta durante o mutirão deste sábado, 17, que no bairro Buenos Aires, zona Norte, começa por volta das 7h30, a partir da Praça da Igreja, local de concentração das equipes de limpeza, que também atuarão no bairro Água Mineral. Simultaneamente, no mesmo horário, equipes de limpeza estarão no bairro Saci, zona Sul, começando o mutirão a partir do local conhecido como Dioturno.

A FMS também mobiliza os moradores dos bairros Frei Damião e Alto da Ressurreição, zona Sudeste, cujos mutirões estão programados para esta sexta-feira, 16, e sábado, 17, a partir das 7h30. No Alto da Ressurreição, o local de concentração das equipes é o centro de saúde do bairro (Rua Alto Piauí, 7013), e no Frei Damião, próximo ao Comercial Carvalho, na Avenida Mirtes Melão.

Famílias do Bairro de Fátima e Ininga também estão recebendo orientação e material de coleta do lixo por parte das equipes de saúde da família para os mutirões de sábado, que nessas comunidades começam às 7 horas. O local de concentração no Bairro de Fátima é por trás do edifício Eurobusiness, e no Ininga, na praça localizada nas proximidades dos Condomínios Santa Marta e Santa Mônica.

Nesta quinta, 15, e sexta-feira (16), um carro de som percorre as principais ruas das comunidades anunciando os mutirões e informando, também, sobre os cuidados de prevenção. “A FMS escolheu esses bairros, porque, de acordo com o Levantamento de Índice Rápido (Lira), são os locais de maior infestação do mosquito Aedes aegypti e, conseqüentemente, de casos de dengue”, revela a coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde e Comunicação da FMS, Jamila Emérito.

Esse trabalho de prevenção e de mutirão, que inclui capina e varrição, se estenderá até o dia 14 de agosto, abrangendo mais 23 bairros de Teresina. “Esses bairros estão incluídos no segundo Lira deste ano como de maior infestação de mosquito; mas a Estratégia Saúde da Família e as Superintendências de Desenvolvimento Urbano prosseguirão nessa parceria, nesse trabalho de eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti, de acordo com o terceiro Lira que está sendo realizado e apontando os bairros de maior infestação”, informa Jamila Emérito.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.