O presidente estadual do PT no Piauí, João de Deus, comemorou a pesquisa do Instituto Amostragem, que demonstra a reeleição do governador Rafael Fonteles, caso as eleições fossem hoje. Em entrevista ao GP1, nesta segunda-feira (03), o dirigente avaliou que a pesquisa reflete a aprovação do atual governo e o desejo de continuidade.
O dirigente destacou, porém, que é necessário "humildade" para elaborar os próximos passos. "Recebi o resultado da pesquisa de forma muito otimista, porque ele representa a aprovação do nosso governo e, mais do que isso, demonstra que o povo deseja a continuidade do mesmo. Contudo, entendo que devemos receber o resultado com muita humildade e continuar trabalhando ainda mais pelo nosso povo, para fazer o Piauí avançar ainda mais", destacou João de Deus.
Próximos Passos
O diretório estadual do PT no Piauí realizará uma reunião no dia 20 de fevereiro para definir as próximas estratégias com o objetivo de efetivar a reeleição de Rafael Fonteles. Além disso, o núcleo petista reforçará suas reivindicações para garantir seus espaços na chapa majoritária do chefe do Palácio de Karnak.
Pesquisa Amostragem
Pesquisa do Instituto Amostragem aponta que o governador Rafael Fonteles (PT) seria reeleito com folga, caso as eleições ocorressem hoje, no primeiro turno, em 5 cenários pesquisados, com confrontos diretos contra 5 diferentes concorrentes. A pesquisa foi realizada de 17 a 20 de janeiro, com 1.137 entrevistados em todo o Piauí.
No primeiro cenário, enfrentando o senador Ciro Nogueira e considerando apenas os votos válidos, Rafael Fonteles aparece com 78,41%, contra 21,59% do parlamentar do Progressistas. Em uma eventual disputa com Gracinha Mão Santa (Progressistas), o governador alcança 82,75% dos votos válidos, contra 17,25% da deputada.
No confronto com Joel Rodrigues (Progressistas), e também considerando apenas os votos válidos, Rafael Fonteles amplia ainda mais a vantagem: 85,01% dos entrevistados disseram que votam nele para um novo mandato, contra 14,99% do ex-prefeito de Floriano. Na simulação em que Rafael Fonteles concorreria com a ex-vice-governadora Margarete Coelho (Progressistas), o governador ficaria com 86,87% dos votos válidos, contra 13,13% da adversária.
No quinto e último cenário, contra a suplente de vereadora Samantha Cavalca (Progressistas), o governador alcançaria sua maior votação: 89,38% dos votos válidos contra 10,62%.
Ver todos os comentários | 0 |