O senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) foi reeleito presidente do Senado Federal na tarde deste sábado, 1º de fevereiro, e retornará ao comando do Congresso Nacional, que já presidiu entre fevereiro de 2019 e fevereiro de 2021. O parlamentar obteve 73 votos de 81 senadores, enquanto os senadores Eduardo Girão (NOVO-CE) e Marcos Pontes (PL-SP), receberam quatro, cada.
A escolha do novo presidente para o biênio 2025-2026 ocorreu na primeira reunião, presidida pelo então presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG), em votação secreta com cédulas de papel. Após ser eleito, Alcolumbre assumiu os trabalhos da Casa e convocou a segunda reunião para a escolha dos demais membros da Mesa Diretora.
Além do presidente, a Mesa Diretora do Senado é composta por dois vice-presidentes, quatro secretários titulares e quatro secretários suplentes.
Davi Alcolumbre
O novo presidente do Senado disputou o comando da Casa com os senadores Marcos Pontes (PL-SP), Marcos do Val (Podemos-ES), Eduardo Girão (Novo-CE) e Soraya Thronicke (Podemos-MS).
Com apoio de Rodrigo Pacheco, Davi Alcolumbre conseguiu costurar uma aliança aglutinando campos extremos, como o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Liberal (PL).
Ver todos os comentários | 0 |