O deputado estadual Georgiano Neto voltou a falar sobre a manutenção da fusão cruzada entre o MDB e o PSD para as eleições de 2026. De acordo com o parlamentar, que já externou interesse em continuar a parceria entre as duas siglas, embora ainda precise de debate, ele acredita que são reais as possibilidades de dar continuidade à união.
O assunto, inclusive, já foi tratado este ano por representantes dos dois partidos, que acenaram para a fusão cruzada como uma possibilidade de entendimento. "Não foi batido o martelo, mas as chances são grandes de repetir o mesmo movimento", declarou o deputado do MDB.
A fusão cruzada consiste na acomodação de todos os deputados federais do MDB no PSD e de todos os deputados estaduais do PSD na legenda emedebista. Essa 'fórmula' foi aplicada no pleito de 2022, quando foram eleitos três nomes para a Câmara Federal e nove parlamentares para a Assembleia Legislativa do Piauí.
Fusão passa pela majoritária
Conforme apurado pelo GP1 com fontes do Palácio de Karnak, a decisão de manter ou não a fusão está diretamente ligada à disposição dos cargos na chapa majoritária do governador Rafael Fonteles em 2026. Isso porque o PSD trabalha para garantir uma das vagas de senador no grupo e, se for atendido neste pleito, a fusão cruzada será reeditada nas próximas eleições. Do contrário, são reais as chances de dissolução do alinhamento.
Ver todos os comentários | 0 |