Fechar
GP1

Política

Aposta em “novatos”: direita causa pavor na esquerda e chega forte ao 2º turno

O desempenho de candidatos como Bruno Engler e André Fernandes deram um fôlego para a direita.

As eleições municipais do último dia 06 de outubro trouxeram um forte crescimento da direita no Brasil. O pleito de 2024 trouxe para o cenário político uma certa renovação para os conservadores. O desempenho de candidatos como Bruno Engler, em Belo Horizonte, e André Fernandes, em Fortaleza, deram um fôlego para a direita brasileira para o 2º turno das eleições.

De acordo com reportagem da Gazeta do Povo, a renovação pode resultar na oxigenação de lideranças conservadoras e no protagonismo dos partidos na política nacional. No PL, o ex-presidente Jair Bolsonaro participou diretamente das campanhas encabeçadas pelo partido, junto a Michele Bolsonaro.


Segundo análise feita pelo cientista política Marcelo Cerqueira, professor do Ibmec Belo Horizonte, à Gazeta do Povo, essa renovação acontece, pois, a direita está mais aberta e propensa a lançar novos nomes ao pleito. Algo que não acontece do lado da esquerda brasileira.

“Os partidos de direita são mais abertos e propensos a lançar novos nomes. Uma das maiores qualidades políticas de Bolsonaro é promover essas pessoas. O Tarcísio de Freitas era um burocrata, foi ministro do ex-presidente e hoje é governador de São Paulo. Ele tem essa capacidade de projetar nomes, ao contrário do PT, que tem uma preocupação pelo controle do campo político à esquerda. O Lula não abre mão e isso inibe novas lideranças políticas”, disse Marcelo Cerqueira.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.