O presidente Lula embarca nesta segunda-feira (19), para sua sétima viagem internacional, com destino à Europa. Durante essa visita, ele participará de reuniões bilaterais na Itália e na França. Essa será a terceira viagem do presidente ao continente europeu durante seu mandato.
Conforme divulgado pela agenda oficial do Itamaraty, na terça-feira, 20, o presidente terá encontros com o presidente italiano Sergio Mattarella e o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri. Vale lembrar que Gualtieri já havia visitado Lula quando este estava detido em Curitiba, em 2018. A pauta dessas reuniões com os políticos ainda não foi divulgada pelo Itamaraty. No entanto, não está previsto um encontro com a primeira-ministra italiana, Georgia Meloni, que pertence à ala política de direita.
Na quarta-feira (21), Lula terá um encontro com o papa Francisco, no Vaticano. O papa ainda está se recuperando de uma cirurgia abdominal realizada em 7 de junho.
Durante sua passagem pela Itália, o presidente brasileiro deverá apresentar seu plano de paz para a Ucrânia, que envolve a criação de um clube de países facilitadores do diálogo entre Kiev e Moscou, conforme informado pelo Itamaraty.
Já na quinta-feira, 20, Lula terá uma reunião com o presidente francês, Emmanuel Macron, em Paris. Nessa ocasião, ele participará do Novo Pacto Financeiro Global, uma conferência sobre economia sustentável. O convite para esse evento foi feito pelo próprio Macron no início de junho, quando destacou a importância de uma economia verde para o mundo.
Em seus cinco meses de governo, Lula já realizou sete viagens internacionais e visitou nove países. Suas viagens anteriores incluíram países como Argentina, Uruguai, Estados Unidos, China, Emirados Árabes Unidos, Portugal, Espanha, Reino Unido e Japão.
Ver todos os comentários | 0 |