O deputado estadual Dr. Vinicius (PT) comentou nesta segunda-feira (29) a possibilidade da eleição do segundo biênio da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) ser anulada, por conta de uma decisão do Supremo Tribunal Federal. O petista pontuou que, caso a situação ocorra, o acordo entre o PT e o MDB deve ser mantido para eleger Severo Eulálio presidente da Casa em 2025.
A anulação da eleição pode ocorrer devido à decisão do STF que cancelou a eleição da Mesa Diretora da Assembleia do Tocantins, que antecipadamente elegeu o presidente para o segundo biênio. Dr. Vinicius destacou, no entanto, que é necessário não antecipar qualquer expectativa.
“A questão judicial do que aconteceu lá em Tocantins tem que ser avaliado aqui, mas é uma questão puramente jurídica, vai ser avaliada, ver se as situações do Piauí é a mesma situação que aconteceu no Tocantins, isso aí tem que ser visto com muito cuidado e o parecer final é judicial, não é simplesmente só achar que o que aconteceu em Tocantins pode acontecer aqui. Cada caso tem que ser avaliado pela sua realidade local e pelo mecanismo que foi feito esse procedimento da eleição dos dois biênios”, declarou o deputado petista.
Além disso, Dr. Vinicius completou que o acordo do PT com o MDB não será desfeito e que o compromisso deve ser mantido pela boa relação da base do governador Rafael Fonteles (PT). “Acredito sim, compromisso e acordo são coisas muito sérias na política e devem ser cumpridos. Independente do caminho que se tome, a base ela tem que manter a decisão que foi tomada antes, até porque a gente precisa manter esse equilíbrio, essa força que é a base que o governo hoje tem”, ressaltou.
Ver todos os comentários | 0 |