O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), vai realizar uma viagem internacional para a Europa na próxima sexta-feira, dia 31 de março. Em entrevista ao GP1, ele detalhou os objetivos da visita ao velho continente e explicou que a primeira parada será em Taillinn, capital da Estônia, onde buscará cooperação tecnológica do país europeu com o Piauí.
"Na Estônia, será uma continuação, pois no ano passado, ainda no governo Wellington Dias, já havíamos enviado uma missão para o país, liderada pelo presidente da ZPE, Victor Hugo. Agora, em 2024, vamos conhecer o país que é considerado o mais digital do mundo em termos de governo digital. Mais de 99% dos serviços públicos estão disponíveis na internet, o que gera um ganho de eficiência muito grande, além do ecossistema de inovação e startups que são muito evidentes no país", enfatizou o governador do Piauí.
Portugal
Durante a viagem, o governador também terá como destino Portugal. Segundo ele, o desenvolvimento da produção de hidrogênio verde será o principal tópico discutido, com o objetivo de tornar o Piauí uma referência mundial no "combustível do futuro".
“Será uma agenda completa durante esses dias, iremos também para Lisboa para discutirmos o objetivo de o Piauí ser líder do Brasil e das Américas com relação à produção de hidrogênio verde, que é a grande nova aposta para o futuro na produção de energia limpa. Nosso estado já é uma referência em energia eólica e solar, e queremos que seja também em produção de hidrogênio”, explicou Rafael Fonteles.
ZPE como mediadora
A viagem conta com a presença da Zona de Processamento e Exportação (ZPE Parnaíba) e seus membros, entre os quais destaca-se o engenheiro de software Dener Miranda. Ele atua no Tech Hub da ZPE de Parnaíba e na Investe Piauí, e já participou de uma viagem à Estônia em 2022, com o objetivo de intermediar a relação entre os setores tecnológicos dos dois países.
"A viagem do governador seguirá um roteiro semelhante ao realizado no ano passado, com foco em parcerias para o governo digital, educação técnica e pesquisa. O governador assinará acordos específicos para o estado e visitará a TalTech para conhecer o ambiente de inovação e promoção de startups. Além disso, em Portugal o foco será nas Energias Renováveis, em que o Piauí deve se destacar como uma das lideranças do Brasil e das Américas", destacou o engenheiro de software Dener Miranda.
Aprovado na Assembleia do Piauí
Através de votação realizada em Plenário, os deputados estaduais do Piauí aprovaram no dia 21 de março a viagem internacional que o governador Rafael Fonteles (PT) fará para a Estônia e Portugal, visando parcerias tecnológicas e sustentáveis para o estado.
Agenda
Estônia - de 31 de março e 5 de abril de 2023
Portugal - entre 6 a 9 de abril deste ano
Ver todos os comentários | 0 |