Neste domingo (22), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja para a cidade de Buenos Aires, na Argentina. O embarque está previsto para as 18h, da Base Aérea de Brasília. Essa será a primeira viagem internacional de Lula desde que assumiu a presidência da República, em 1º de janeiro.
Ao longo dos dois dias de permanência no país vizinho, Lula terá um encontro com o presidente do país, Alberto Fernández. Os dois assinarão acordos bilaterais, além de se encontrar com empresários.
Também acontecerá a reunião da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e do Caribe (Celac), colegiado do qual o Brasil voltou a integrar após ter se retirado durante o governo de Jair Bolsonaro.
Encontro com empresários
Os compromissos do presidente brasileiro começam na segunda-feira (23), às 10h30, ao depositar flores na Plaza San Martín, em Buenos Aires. Em seguida, vai para a Casa Rosada, sede do governo argentino, onde se reunirá com o presidente Alberto Fernandez. No encontro, temas de interesse bilateral, como integração energética, comércio e investimentos, meio ambiente, infraestrutura, defesa, desarmamento, combate a ilícitos, espaço, cultura, questões de gênero, entre outros.
Após a reunião (12h), haverá assinatura de acordos e declaração à imprensa dos presidentes. Um dos acordos previstos é o de cooperação científica e logística nas estações dos dois países na Antártida.
Às 15h, ainda na Casa Rosada, Lula participa de reunião com empresários. À noite (19h), os dois presidentes assistem a um concerto musical com artistas argentinos e brasileiros, no Centro Cultural Kirchner.
Cúpula da Celac
Na terça-feira (24), ainda em Buenos Aires, Lula participa da 7ª Reunião de Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e do Caribe (Celac). Durante o encontro, deverá ser acertada uma declaração final dos chefes de Estado sobre temas como segurança alimentar e integração energética da região.
Outras 12 declarações temáticas devem abordar temas como energia nuclear, sustentabilidade dos oceanos, combate ao tráfico de drogas e armas, entre outros. A Celac reúne os 33 países da América-Latina e do Caribe.
Uruguai
Logo após sua visita à Buenos Aires, Lula irá para Montevidéu, capital uruguaia, também em uma visita oficial. A agenda do presidente no país platino ainda não foi confirmada, mas, além de encontros bilaterais, planeja-se um novo encontro com o líder de esquerda e ex-presidente do Uruguai, José Pepe Mujica.
Ver todos os comentários | 0 |