Fechar
GP1

Política

Regina Sousa defende ação conjunta no combate à violência no Piauí

Nessa segunda-feira (12), 33 novos agentes passaram a integrar a Força Estadual Integrada de Segurança.

A governadora do Piauí, Regina Sousa (PT), conversou com o GP1 nessa segunda-feira (12) e pontuou que defende uma ação conjunta no combate a criminalidade, a fim de reduzir o crescente número de homicídios e mortes violentas no estado do Piauí.

"[O aumento do número de homicídios no Piauí] é exatamente o que temos tratado em todas as ações que se planeja. Já fizemos reuniões com todas as forças de Segurança, Polícia Federal, Polícia Rodoviária, para ver como se trabalha em conjunto. Porque são coisas que nos desafiam, que antes não tinham, mas elas chegaram em todos os lugares. As facções estão dentro do presídio e quando o ‘cara’ sai de lá, ele já sai com uma listinha de quem vai matar. Você pode perceber que todos que morrem, a maioria, 90%, está ligada de alguma forma com a ala do tráfico ou das facções. Não é uma coisa simples, mas é para isso que nesse momento novos agentes estão sendo treinados, mas a própria Força Estadual que já está na região Norte", afirmou a governadora.


Foto: Brunno SuênioGP1Formatura da nova turma de operadores da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (Feisp)
Formatura da nova turma de operadores da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (Feisp)

Ao ser questionada se o número de novos agentes da Força Estadual Integrada de Segurança Pública é suficiente para coibir o crime nas ruas, ela comentou. "É um número para começar. Sabemos que temos poucos efetivos, mas temos também [agentes] da Força Tarefa, então temos outros agrupamentos trabalhando em conjunto [para fazer a proteção da fronteira com o Maranhão]", destacou a chefe do executivo piauiense.

Diminuição de crimes violentos recorrentes

A governadora ressaltou ainda a necessidade de combater os crimes violentos que são mais recorrentes no estado. "São crimes de tráfico e de facção, não são homicídios comuns que acontecem no nosso estado, assim como o feminicídio que também tem crescido, porque são crimes específicos, pois temos uma legislação boa, mas têm algumas falhas na hora do cumprimento. As pessoas reclamam muito, porque a pessoa é presa e depois solta. Então precisamos ver como podemos amenizar isso", pontuou Regina Sousa.

Parceria com o Governo do Estado do Maranhão

Ao fim, a chefe do Executivo Estadual comentou sobre a formação de novos policiais e a parceria com o sistema de segurança do estado do Maranhão. "Nós temos um rio que nos une, que, de ponta a ponta, tem uma população ribeirinha que precisa de proteção, e como as ameaças, os desafios do tráfico, da milícia e das facções atingem os dois estados, nada melhor do que esse trabalho em conjunto em que [a polícia] atua também pelo rio, pelo mar e pelo ar. É importante haver essa vigilância, essa força para combater a criminalidade e realizar a proteção social das pessoas. Tudo que se junta para fazer o bem e trazer segurança é bem-vindo", concluiu a governadora do Piauí.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.