O ex-governador do Piauí e senador eleito, Wellington Dias (PT-PI), está sendo cotado para o Ministério do Planejamento. A informação vem sendo repercutida pela imprensa nacional nas últimas horas. O nome do petista, que teve papel importante na articulação que aprovou a PEC fura-teto no Senado Federal, tem figurado sempre no centro das apostas quando o assunto é composição ministerial do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de quem Wellington é amigo pessoal.
No Piauí, são grandes as expectativas dos aliados quanto a possiblidade de o estado, que deu a maior votação a Lula no primeiro e segundo turnos, tenha um representante compondo espaço no Governo Federal a partir de janeiro do próximo ano.
Antes mesmo de qualquer confirmação acerca do possível destino de Wellington, Lula já anunciou alguns nomes que comporão seu time em 2023. Nesta terça-feira (13), foi a vez do economista Aloizio Mercadante, que vai assumir o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Também já foram anunciados na semana passada: o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, para o Ministério da Fazenda. O governador da Bahia, Rui Costa, foi anunciado como ministro-chefe da Casa Civil e José Múcio Monteiro assumirá o Ministério da Defesa.
Lula também anunciou Flávio Dino, ex-governador do Maranhão e senador eleito, para o Ministério da Justiça e o embaixador Mauro Vieira comandará o Ministério das Relações Exteriores.
Ver todos os comentários | 0 |