O senador Ciro Nogueira emitiu uma nota pública nesta quarta-feira (05) em nome do Progressistas, partido presidido por ele, marcando posição contra a proposta de eleições remotas no processo que escolherá a nova mesa diretora da Câmara dos Deputados.
Na nota, o senador ressalta que o regimento interno da Casa prevê votação exclusivamente presencial, sem previsão de eleições de maneira remota. “Havendo absoluta coerência com a decisão da Justiça Eleitoral, que determinou votação presencial nas eleições de 2020, o Regimento Interno da Câmara dos Deputados contempla exclusiva votação presencial, sem previsão de eleições remotas”, diz o texto.
O partido enfatiza que o atual presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), deve respeitar os regramentos da Casa, reconsiderando a intenção de promover eleições remotas.
“Entendemos que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, deve respeitar os regulamentos, reconsiderando intenção de promover eleições à distância para escolha de seu sucessor e da nova Mesa Diretora, como sinalizou”, consta na nota.
O Progressistas de Ciro diz ainda que a Câmara dos Deputados tem plenas condições de realizar eleição presencial. “A menos de um mês para as eleições da Mesa, mais uma vez a Casa e a população brasileira assistem a uma discussão desnecessária, já que existe um regimento a ser respeitado e não afrontado sem qualquer justificativa plausível”, finaliza o texto.
Leia a nota do Progressistas na íntegra:
NOTA DO PROGRESSISTAS
Havendo absoluta coerência com a decisão da Justiça Eleitoral, que determinou votação presencial nas eleições de 2020, o Regimento Interno da Câmara dos Deputados contempla exclusiva votação presencial, sem previsão de eleições remotas.
Vimos milhares de brasileiros, em plena pandemia, obrigados a ir às urnas, com riscos à saúde dos eleitores, mas respeitando a decisão do TSE.
Da mesma forma, entendemos que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, deve respeitar os regulamentos, reconsiderando intenção de promover eleições à distância para escolha de seu sucessor e da nova Mesa Diretora, como sinalizou.
Reafirmamos que a Câmara dos Deputados tem plenas condições de promover eleição presencial e segura a todos os parlamentares. A menos de um mês para as eleições da Mesa, mais uma vez a Casa e a população brasileira assistem a uma discussão desnecessária, já que existe um regimento a ser respeitado e não afrontado sem qualquer justificativa plausível.
SENADOR CIRO NOGUEIRA
PRESIDENTE DO PROGRESSISTAS
NOTÍCIA RELACIONADA
Mesa Diretora estuda fazer eleição virtual para sucessão de Rodrigo Maia
Ver todos os comentários | 0 |