Fechar
GP1

Política

Fábio Novo quer proibir mais de uma reeleição na presidência da Alepi

“Eu sou a favor da reeleição por um mandato como está na Constituição Federal, e eu vou trabalhar para apresentar emenda constitucional proibindo a reeleição", garantiu o deputado.

Acontece, nesta terça-feira (08), a eleição para nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). O deputado Themístocles Filho (MDB) será reconduzido à presidência em uma chapa de consenso, que tem Flora Izabel (PT) como vice-presidente.

No entanto, a permanência de Themístocles à frente da Mesa Diretora, não agrada o deputado Fábio Novo (PT), que já disse publicamente que é contra a reeleição da forma como tem sido feita. Themístocles vai para o 9º mandato como presidente da Casa legislativa.


  • Foto: Lucas Dias/GP1Fábio NovoFábio Novo

Em entrevista à imprensa, nesta manhã, Fábio Novo disse que vai propor uma emenda para modificar a Constituição Estadual quanto à proibição da reeleição. Ele ainda falou que “faltou coragem” por parte dos deputados para que houvesse candidatos para a disputa.

“Eu sou a favor da reeleição por um mandato como está na Constituição Federal, e eu vou trabalhar para apresentar emenda constitucional proibindo a reeleição, vamos ver se a gente consegue as assinaturas necessárias aqui”, garantiu o deputado.

Segundo Novo, outros estados como Santa Catarina já possuem essa proibição na Constituição. “Nós não temos escrito na Constituição do Piauí proibindo a reeleição no parlamento, em alguns estados tem isso, como Santa Catarina”, explicou.

“Porque você escrevendo na Constituição é um quórum qualificado, tendo quórum qualificado de 2/3 fica mais difícil de mudar porque já tivemos [essa proibição] no regimento que já foi modificado várias vezes, ao sabor da presidência de plantão”, criticou.

Sem candidatos

Fábio Novo criticou ainda a falta de candidatos para disputar a presidência com Themístocles. “Não temos, infelizmente, outra candidatura, sempre coloquei que o ideal era que nós tivéssemos a renovação, mas faltou coragem da Casa para apresentar um nome, nada contra o Themístocles, é um bom presidente, mas no meu entendimento se tivéssemos a oportunidade, como tentei em 2015, e quase ganhamos a eleição, mas não houve nenhum deputado que se apresentasse para colocar seu nome à disposição, em não havendo, não vamos ter o que discutir, vamos votar no que tem”, lamentou.

“Eu sempre coloquei que era importante oxigenar, que nós tivéssemos candidato, mas ninguém se apresentou”, finalizou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Themístocles será reconduzido para presidência da Alepi por mais 2 anos

Themístocles Filho é reeleito presidente da Assembleia

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.