Após ter circulado no Brasil a informação de que o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) mudaria de nome, lideranças da sigla têm se posicionado efusivamente de modo a desmentir tal boato. O presidente do Diretório Estadual do partido no Piauí, José Carvalho, concedeu entrevista ao GP1, esclarecendo o mal-entendido.
José Carvalho afirmou que a especulação sobre a troca de nome iniciou quando o PCdoB anunciou a criação de uma organização dentro do partido, intitulada Movimento 65. “Acho que se criou um desentendimento sobre um instrumento que o PCdoB lançou na última reunião do comitê central, no final do ano passado. O PCdoB criou um movimento de massas, um instrumento de popularização do partido, um chamamento de pessoas para se filiarem, chamado Movimento 65, que é o número da sigla. O movimento é um instrumento de propaganda do PCdoB”, declarou.
- Foto: Lucas Dias/GP1José Carvalho
O político garantiu que o nome permanecerá, bem como todas as ideias e princípios defendidos pelo PCdoB. “O nome do PCdoB, partido que foi fundado em 1922, permanece com o mesmo programa, as mesmas ideias marxistas e com o modelo de partido desenvolvido por lei, com as nossas cores e com esses símbolos que já fazem parte da história do mundo, a foice e o martelo”, colocou.
Carvalho ainda explicou o significado dos referidos símbolos. “Esses símbolos significam a unidade, a união das forças da cidade, dos operários, ilustrada pelo martelo, com a força dos camponeses, que é a foice. Esse símbolo é reconhecido em qualquer lugar do mundo, então, não teria porque o PCdoB abrir mão dessa sua história depois de 100 anos de existência”, concluiu.
Ver todos os comentários | 0 |