O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nessa quarta-feira (23), a visita de uma comissão, composta por dez deputados, ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde do dia 7 de abril na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba.
- Foto: Thiago Bernardes/Framephoto/Estadão ConteúdoLula na missa em homenagem à Marília Letícia
A Comissão Externa da Câmara para visitar Lula foi criada em abril. No dia 23 de abril, a Justiça Federal negou o acesso dos deputados às dependências da Superintendência da PF. Segundo informações do G1, a juíza Carolina Moura Lobbos argumentou que no dia 17 de abril, uma visita foi realizada pela Comissão de Direitos Humanos e Participação Legislativa do Senado. “Não há justo motivo ou necessidade de renovação de medida semelhante", entendeu a juíza.
Segundo o ministro Edson Fachin, a 12ª Vara Federal de Curitiba deve entrar em acordo com a Comissão Externa da Câmara, que acompanha a prisão do ex-presidente, para estabelecer a data, horário e as condições de segurança da visita. A previsão é que os parlamentares arquem com os custos da viagem.
MATÉRIAS RELACIONADAS
Comitê da ONU rejeita pedido da defesa de Lula para ser solto
Ministros do TSE avaliam hipótese de negar candidatura de Lula
Juiz federal suspende direito de Lula a assessores pagos pela União
Ver todos os comentários | 0 |