O ex-governador do Ceará e ex-ministro da Fazenda entre 1994 e 1995, Ciro Gomes, se lançou nesta quinta-feira (8), pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), pré-candidato a presidente da República.
Na ocasião, o PDT também lançou a pré-candidatura de Joe Valle ao governo do Distrito Federal. O evento aconteceu durante uma entrevista coletiva, depois de uma reunião da Executiva Nacional do Partido. Após o anúncio, Ciro Gomes disse ter “similitude de valores” com o ex-presidente Lula e afirmou que a disputa deve ser acirrada entre cinco candidatos: ele, o petista, Marina Silva (Rede-AC), Jair Bolsonaro (PSL-RJ) e Geraldo Alckmin (PSDB-SP).
- Foto: Lucas Dias/GP1Ciro Gomes
Ciro disse ainda que a prioridade de seu governo, caso seja eleito, será “superar” a desigualdade e a miséria e também realizar uma reforma fiscal, um novo desenho previdenciário, investir mais na infraestrutura do país, na construção civil, na educação e na segurança pública.
Também nesta quinta, o nome de Rodrigo Maia (RJ), presidente da Câmara dos Deputados, foi lançado pelo Democratas (DEM). Em janeiro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi lançado pelo Partido dos Trabalhadores (PT), como pré-candidato do partido à Presidência.
Carreira
Ciro Gomes é político, advogado e professor universitário. Atualmente é vice-presidente do PDT e já ocupou diversos cargos políticos no país. Foi Deputado Estadual por duas legislaturas no Ceará, o 43º Prefeito de Fortaleza e o 52º Governador do Ceará e Ministro da Fazenda do governo de Itamar Franco durante a implantação do Plano Real e Ministro das Integração Nacional durante o projeto de Transposição do Rio São Francisco no governo de Lula. Seu último mandato político foi o de Deputado Federal entre 2007 e 2010.
MATÉRIAS RELACIONADAS
DEM lança pré-candidatura de Rodrigo Maia à Presidência
PT formaliza nome de Lula como pré-candidato a presidente
Ver todos os comentários | 0 |