Fechar
GP1

Política

Janot vai abrir inquérito contra Dilma por obstrução da Justiça

A presidente é acusada de tentar dificultar as investigações judiciais ou policiais.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou que vai pedir a abertura de um inquérito contra a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, por crime de obstrução da Justiça, caracterizado por tentar dificultar as investigações judiciais ou policiais. As informações são da Veja.

A situação do governo Dilma está dando o que falar após as delações de Delcídio do Amaral. O senador acusou ela e Lula de participar diretamente do esquema de corrupção na Petrobras. Após as declarações, o ex-presidente se tornou alvo da Polícia Federal.O Ministério Público, inclusive, apresentou no dia 09 de março, um pedido de prisão preventiva contra ele.

Então, para escapar do juiz Sérgio Moro - responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância – e obter foro privilegiado, Dilma vai empossar Lula hoje (17) como ministro da Casa Civil, e com isso ele passa a ser investigado pelo Supremo Tribunal Federal.

Versão de Dilma
A presidente argumenta que a ida de Lula para o Governo Federal dará o fortalecimento para recompor a base de apoio do Planalto e “tirar” o país da crise político-econômica. Para a oposição, fica claro que essa articulação foi uma estratégia para ele escapar de uma possível prisão.

Lula é acusado de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, crimes que podem render de 3 a 10 anos de prisão e de 1 a 3 anos, respectivamente. Sua mulher, Marisa Letícia, e um dos filhos do casal, Fábio Luís Lula da Silva, também são acusados de lavagem de dinheiro.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.