O senador Elmano Férrer (PTB-PI) tem sido cauteloso ao falar dos últimos acontecimentos no Senado Federal com o afastamento de Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência. Mesmo considerando Jorge Viana (PT-AC) – que assume a Casa – um moderador, Elmano lembrou que ele é do PT, partido contrário a matérias de interesse do Governo Federal, como a PEC dos Gatos Públicos, que será votada nos próximos dias.
“O afastamento [de Renan Calheiros] é um fato novo. Com isso, quem assume é o vice-presidente, no caso o Jorge Viana que é do PT, ou seja, do partido que é oposição ao Governo Temer. Apesar dele ser um senador moderado, mas é de uma sigla contrária, por exemplo, a PEC dos Gastos Públicos que precisa ser votada com urgência para começar a controlar a crise em que vivemos. Porém, o senador Jorge Viana é experiente e está no Senado há tempos, por isso, acredito que não teremos problemas”, ponderou.
- Foto: Lucas Dias/GP1Elmano Férrer
Elmano Férrer ainda informou que na manhã de hoje haverá uma reunião com todos os partidos para deliberar sobre o novo cenário do Senado com o afastamento de Renan Calheiros. “Hoje ás 10h teremos uma reunião. Cada partido vai indicar quatro senadores para avaliarmos como as coisas deverão proceder depois dessas mudanças”, disse o piauiense.
Entenda
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Marco Aurélio Mello decidiu nesta segunda-feira (5) afastar o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) do cargo de presidente. O ministro atendeu a um pedido liminar feito pela Rede Sustentabilidade. Com a decisão, quem passa a assumir o posto de presidente do Senado Federal é o senador Jorge Viana (PT-AC), até então vice-presidente da Casa.
O pedido de afastamento foi feito pela Rede após a decisão proferida pela Corte na semana passada, que tornou Renan réu pelo crime de peculato.
Ver todos os comentários | 0 |