No mês da campanha Outubro Rosa, o senador Ciro Nogueira (PP/PI) fez um discurso para destacar a importância do diagnóstico precoce na prevenção do câncer de mama. Ciro informou que um em cada quatro novos casos de câncer detectados no país é na mama e ressaltou o objetivo da mobilização que lembra às mulheres a relevância do autoexame. O senador falou sobre iniciativas que fazem parte da campanha como as caminhadas e a cor rosa que ilumina prédios públicos e monumentos em cidades de todo o país: em Teresina, o Palácio Karnak, o Teatro 4 de Setembro e a ponte Estaiada; em Brasília, o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional.
- Foto: Lucas Dias/GP1Ciro Nogueira
“No começo deste mês, uma multidão de cerca de 5 mil pessoas coloriu de rosa o centro de Teresina, partindo da Igreja São Benedito até o shopping Rio Poty, onde foram realizados exames gratuitos de mamografia, palestras e orientações sobre o câncer de mama. São os piauienses se mobilizando pela prevenção daquele que é um dos tipos mais comuns de câncer entre as mulheres”, informou.
Risco e prevenção
Ciro citou dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostrando que a maioria dos casos de câncer de mama pode ser identificada nas fases iniciais e na maior parte das ocorrências são as próprias mulheres que se examinam antes de procurar um médico e receber o diagnóstico. O senador alertou que alguns fatores podem aumentar o risco entre a população feminina e, por isso, devem ser observados. Entre eles, a obesidade, o sedentarismo, o consumo de álcool e a idade: cerca de 4 em cada 5 ocorrências são registradas após os 50 anos.
Ao reafirmar a necessidade de conscientização, Ciro lembrou que a recomendação maior é que todas as mulheres criem o hábito de se autoexaminar regularmente, de forma que sejam capazes de detectar qualquer irregularidade e, caso isso ocorra, procurem um médico para exames mais precisos.
“Temos a missão de multiplicar essa informação porque a prevenção ainda é o melhor remédio na luta contra o câncer de mama”, concluiu o senador.
Ver todos os comentários | 0 |