Fechar
GP1

Política

Antonio Félix divulga relatório sobre atuação da Comissão de Estudos Territoriais do Piauí

No período de 2011 a 2014, a CETE conseguiu grandes avanços a começar pela aquisição de espaço físico para as reuniões, equipamentos e técnicos especializados.

Corrigir anomalias dos limites municipais, esse é o objetivo principal da Comissão de Estudos Territoriais do Piauí (CETE) que foi criada em 2000,  que é presidida pelo Deputado Estadual Antônio Félix (PSD).
Imagem: DivulgaçãoDeputado Antonio Felix com membros da comissão(Imagem:Divulgação)Deputado Antonio Felix com membros da comissão
A comissão se utiliza de ações como reuniões de conciliação e viagens pelo interior do Estado para buscar informações que definam a feição mais verdadeira nos traçados dos limites e espaços territorial de cada município trabalhado.

O fruto desse trabalho são os termos de acordos assinados pelos prefeitos e presidentes de câmaras de vereadores e homologado pela câmara de vereadores.

De posse desse material a comissão elabora os pareceres técnicos, que juntamente com os projetos de lei, são encaminhados à Assembléia visando a edição de uma nova lei territorial.

Balanço

No período de 2011 a 2014, a CETE conseguiu grandes avanços a começar pela aquisição de espaço físico para as reuniões, equipamentos e técnicos especializados para assessorar o desenrolar dos trabalhos.

Durante esse período foram catalogados 148 municípios e trabalhados 86. Ao todo foram elaborados 415 acordos, destes, 303 foram assinados totalmente e 112 parcialmente.

A Comissão concluiu 17 pareceres técnicos e encaminhou 15 para a Alepi com já com os projetos de lei. Deste número, 09 estão tramitando na casa e 06 leis já foram editadas.

Se alguns dos gestores estivesse atendendo as convocações da CETE, a efetivação dos trabalhos poderiam ter apresentado números bem mais avançados.

Vários municípios estão com seus pareceres paralisados porque o prefeito e o presidente da câmara de vereadores não se manifestaram sobre o assunto. Em outros, a câmara ainda não respondeu a proposta de revisão.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.