Fechar
GP1

Política

Dados do IBGE sobre saneamento preocupam deputado João de Deus

As informações foram repassadas na manhã de hoje (10), durante visita ao órgão, pelo chefe da Unidade no Piauí, Raimundo Nonato e pelo supervisor de Informações, Pedro Soares

Embora o Brasil e o Piauí apresentem dados positivos, revelados pelo Censo 2010 realizado pelo IBGE, o deputado João de Deus (PT) ficou preocupado com a regressão dos domicílios servidos de esgotamento sanitário no Estado. As informações foram repassadas na manhã de hoje (10), durante visita ao órgão, pelo chefe da Unidade no Piauí, Raimundo Nonato e pelo supervisor de Informações, Pedro Soares

Pedro Soares, informou que entre 2000 e 2010, o número de fossas sépticas no Estado caiu de 36,6% para 22,1%. João de Deus disse que criará um grupo de estudo em sua assessoria para propor, através de Lei. A idéia é garantir que toda construção de unidade habitacional se exija fossas sépticas seguindo o padrão da Organização Mundial de Saúde.

“Percebe-se que aumentou o número de domicílios, mas o esgotamento não cresceu na mesma proporção. O Piauí cresceu de 4,4% para 7% nos últimos 10 anos e isso é preocupante. Ainda se tem a cultura de apenas cavar um buraco no chão e achar que isso é uma fossa. É preciso mudar isso. ”, disse o parlamentar.

Pedro Soares explicou que a fossa simplificada faz com que os dejetos sólidos fiquem separados dos líquidos e assim garantindo a preservação do lençol freático. “Muitos ainda bebem chorume”, acrescentou.

A visita do parlamentar ao IBGE serviu ainda para confirmar apresentação dos dados do Censo 2010 na próxima quinta-feira (12) no plenário da Assembleia Legislativa, a partir das 11h, durante o grande expediente.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.