Fechar
GP1

Política

Vereador Edvaldo Marques entrega Título de Cidadão Teresinense

A sessão aconteceu na sede da União Artística, presidida pelo vereador proponente, Edvaldo Marques.

A Câmara Municipal de Teresina realizou neste domingo (01), dia do Trabalhador, uma sessão solene para a entrega do Título de Cidadania Teresinense ao maranhense José Viana de Sousa, um dos fundadores da União Artística Operária Teresinense. A sessão aconteceu na sede da União Artística, presidida pelo vereador proponente, Edvaldo Marques.

Estavam presentes na solenidade os vereadores Rodrigo Martins, que estava ocupando a mesa representando o governador do Estado, Rosário Bezerra, Renato Berger, Ronney Lustosa e Pastor Levino, além do prefeito de Teresina, Elmano Férrer, a secretária Graça Amorim (Semtcas), o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Pedro Leopoldino, o secretário municipal de comunicação José Maria Vieira, o secretário municipal de educação, Ribamar Torres e o secretário municipal de planejamento, João Alberto Monteiro.
Imagem: DivulgaçãoA sessão aconteceu na sede da União Artística, presidida pelo vereador proponente, Edvaldo Marques(Imagem:Divulgação)A sessão aconteceu na sede da União Artística, presidida pelo vereador proponente, Edvaldo Marques
A sessão solene aconteceu na manhã de hoje para comemorar também, além da entrega do título de cidadania, os 60 anos da União Artística Operária Teresinense e o dia do trabalhador. O vereador Edvaldo Marques enfatizou em seu discurso a importância de homenagear o idealizador da União Artística, José Viana de Sousa, que sonhou na criação deste espaço para o lazer dos operários menos favorecidos e seus familiares, juntamente com os moradores da Vermelha e bairros adjacentes. “A Câmara Municipal de Teresina resgata o reconhecimento e valor do agora teresinense, por adoção, senhor José Viana, que foi determinado na superação, no exemplo de honestidade, no compromisso com o trabalho.” Ressalta Edvaldo Marques.

O homenageado, José Viana de Sousa, chegou ao Piauí aos 9 anos e depois de passar um tempo em Buriti dos Lopes, com os pais, veio para Teresina. Concluiu o primário e fez o curso profissionalizante de Artífice Mecânico. Trabalhou em metalúrgica, manutenção de motores e na Ford. Foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Oficinas Mecânicas de Teresina, chegou a lecionar na Escola Técnica Federal do Piauí um curso de Motor a Explosão e já realizou trabalhos juntamente com mecânicos estrangeiros que trabalhavam para a NASA.

José Viana de Sousa fez um discurso emocionado, agradeceu e enfatizou a importância significativa da União Artística Operária para a classe trabalhadora. “Agradeço a presença do poder Legislativo, pois este acontecimento de hoje é de suma importância para a União Artística Operária, que é resultado de um sonho. Todos os presentes são continuadores deste sonho e o poder Legislativo aqui, entregando uma homenagem a um operário significa para nós, acima de tudo, uma integração.” Finalizou José Viana.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.