Fechar
GP1

Política

Justiça Federal condena assaltante dos Correios da cidade de Paes Landim

A Justiça Federal condenou o denunciado Esilvan Pereira da Silva a 12 anos de reclusão, em regime fechado, e ao pagamento de 20 dias-multa, no valor de meio salário mínimo por dia.

O Ministério Público Federal no Piauí (MPF/PI), por meio de uma ação penal, obteve na Justiça a condenação de um dos responsáveis pelo assalto à agência dos Correios da cidade de Paes Landim, ocorrido no dia 2 de abril de 2009. A Justiça Federal condenou o denunciado Esilvan Pereira da Silva a 12 anos de reclusão, em regime fechado, e ao pagamento de 20 dias-multa, no valor de meio salário mínimo por dia.

A pena de 12 anos é resultado do somatório das penalidades impostas ao réu em razão do assalto à agência dos Correios e ao roubo de uma motocicleta utilizada por ele e um companheiro durante o assalto em Paes Landim. Quando praticou esses assaltos, o denunciado estava foragido da Justiça do Distrito Federal que o condenou a mais de 35 anos em razão de outros crimes cometidos naquela unidade da Federação.

Os acusados Matias Clementino Costa e Adão Dias de Araújo, também denunciados pelo MPF, foram absolvidos pela Justiça Federal. O primeiro foi absolvido das acusações de auxilio à fuga, fornecimento de abrigo e comida. Já o segundo foi absolvido da acusação de fornecimento de armas de fogo ao assaltantes; mas em relação à denúncia de porte ilegal de
armas, a Justiça Federal declinou da competência, determinando o envio de cópia do autos para a Justiça Estadual para apuração.

O outro responsável pelo assalto, conhecido por Ailton, é desconhecido e está foragido; mas o MPF, ainda em 2009, determinou à Policia Federal a realização de diligências nos municípios de Socorro e Paes Landim para a captura do foragido e obtenção de informações de qualificação que possibilitem o oferecimento da denúncia..

Entenda o caso


No dia 1º de abril de 2009, num trecho da estrada que liga Paes Landirm a Socorro do Piauí, Esilvan Pereira e Ailton roubaram uma motocicleta Honda CG Titan 150 de duas vítimas que trafegavam ali, por volta de 18:20h. Eles praticaram o roubo fazendo uso de grave ameaça às vítimas (um senhor e um menor) por meio de armas de fogo; ao concluírem o crime, deixaram as duas vítimas amarradas.

De posse da motocicleta, os dois assaltantes seguiram, por volta de 2:30h da madrugada, de 2 de abril de 2009, para a casa do gerente da agência dos Correios de Paes Landim. Ao chegarem à casa da vítima, os acusados saltaram o muro, arrombaram a porta e renderam, com revólveres calibre 38, o gerente e sua esposa que naquele momento dormiam. Eles
anunciaram o assalto e ordenaram que o gerente fosse com eles à agência dos Correios abrir o cofre.

O gerente conseguiu convencê-los de que não poderia abrir o cofre naquele horário já que o mesmo estava programado e que a presença deles, aquela hora, dispararia o alarme. Convencidos pelo gerente, eles esperaram até o amanhecer do dia para realizar o assalto. Durante todo esse tempo, a família da vítima (a mulher, a filha e uma hóspede) foram mantidas trancadas em um quarto, sob vigilância armada de Esilvan Pereira e forte pressão psicológica. A todo instante, o assaltante dizia para a esposa que caso o assalto fracassasse, elas seriam assassinadas.

Às 7:25h do dia 2 de abril, o gerente e o assaltante Ailton seguiram para a agência dos Correios. Chegando lá, o gerente programou o cofre para abrir em 15 minutos. Nesse intervalo, Ailton se encontrou com Esilvan e os mesmos seguiram para os Correios onde efetivaram o roubo de R$ 62 mil do cofre da agência. Ao concluírem o assalto, eles orientaram
o gerente a acionar a polícia somente após 10 minutos, pois, em caso
contrário, sua família seria assassinada.


Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.