A Escola Piauiense de Trânsito abriu as inscrições para o Programa de Formação de Condutores (PFC) de 2009. Através deste Programa, o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) possibilita, a pessoas em situação de vulnerabilidade sócio-econômica, a obtenção da primeira habilitação (permissão para dirigir).
O Programa de Formação de Condutores é aberto aos cidadãos de todo o Estado. Para este ano, as inscrições serão realizadas em duas etapas.
Nesta primeira etapa, estão sendo atendidos somente os candidatos e candidatas da capital, cujo período de inscrição prossegue até o dia 30 de janeiro. As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 11 horas, na sede da Escola Piauiense de Trânsito, no bairro Redenção.
Somente após a conclusão da triagem, avaliação e seleção dos candidatos de Teresina, será dado início às inscrições nas unidades do Detran-PI nos demais municípios. De acordo com o diretor-geral, Jesus Rodrigues Alves, a nova sistemática de inscrição vai beneficiar a todos os candidatos, uma vez que vai proporcionar mais celeridade em todas as etapas.
O Programa vem beneficiando cidadãos e cidadãs de todo o Piauí que preencham os requisitos obrigatórios, conforme a Lei N° 5542, de 11 de janeiro de 2006. Segundo a lei, os beneficiados devem ser trabalhadores desempregados há mais de dois anos (comprovados na Carteira de Trabalho) ou integrantes de famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família.
É importante lembrar que as pessoas inscritas em anos anteriores e que não foram beneficiadas não necessitam fazer uma nova inscrição, devendo aguardar o período normal de seleção. No ato da inscrição, os novos candidatos devem apresentar o documento de identidade (RG), Título de Eleitor, Carteira de Trabalho ou o Cartão do Bolsa Família, além de preencher devidamente o formulário.
Os candidatos aprovados serão submetidos à mesma sistemática de formação do condutor, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). No caso da primeira habilitação, o processo abrange exames médico e psicotécnico, curso de formação e avaliação teórica e prática.
Ver todos os comentários | 0 |