O diretor geral do Departamento de Trânsito do Piauí, Jesus Rodrigues, esteve no Palácio Petrônio Portela e em entrevista à TV Assembléia, fez a divulgação de encerramento do curso RequalificaçãoDidática de Instrutor de Trânsito.
Segundo Jesus Rodrigues, a capacitação promovida pelo Departamento Nacional de Trânsito realiza-se em todas as capitais do País para os instrutores teóricos e técnicos dos Centros de Formação de Condutores (CFCs).
O diretor geral ressaltou que o curso de Requalificação faz parte do Projeto Capacitação de Profissionais de Trânsito do Ministério das Cidades, que objetiva promover a formação, capacitação e requalificação dos profissionais que atuam direta ou indiretamente no Sistema Nacional de Trânsito, para que possam aprimorar as funções que desempenham na formação de melhores condutores.
Ele disse que será feita uma avaliação do curso realizado em todo País onde foram abordados temas como a importância do papel do instrutor teórico-técnico; ética e cidadania no trânsito; técnicas de ensino e didática e trânsito no ensino regular, além de atualizações da legislação de trânsito.
Outro ponto citado pelo diretor geral do Detran, como medida para coibir a fraude na aquisição da carteira de habilitação, é a implantação de câmeras para o monitoramento dos alunos nos testes de balizas e percurso. Isso vai contribuir para que o aluno, caso não seja aprovado, possa requerer a sua revisão por meio da gravação.
Ele disse que as auto-escolas já utilizam a biometria, ou seja, um aparelho que monitora através da impressão digital, pelo sistema on line, a presença dos alunos nas aulas da auto-escola. Esse sistema é feito no início do processo para aquisição ou segunda via, por meio do registro digital no próprio Detran.
As medidas aplicadas por parte do Detran visam expedir carteira de habilitação para quem realmente está qualificado. Como exemplo, ele citou a campanha Anjo da Guarda realizada em 2007 e que ajudou na redução do número de mortes no trânsito no Estado. Para este ano Jesus Rodrigues falou da campanha educacional de trânsito, voltada para a criança.
O diretor geral do Departamento de Trânsito disse que para 2008 e 2009 o Detran vai promover campanha de conscientização dos pais, de como eles devem conduzir os filhos de forma consciente com a segurança.
Ver todos os comentários | 0 |