O deputado estadual João Mádison contou ao GP1 , nesta sexta-feira (07), que o MDB se reunirá com o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT-PI), na próxima semana. No encontro, que ocorrerá no Palácio de Karnak, o partido reforçará o pedido para que Themístocles Filho seja mantido na vaga de vice-governador nas eleições de 2026.

Além da bancada estadual, o senador Marcelo Castro , presidente regional do partido, e os deputados federais oriundos do MDB e atualmente no PSD participarão da conversa com Fonteles. O deputado federal Júlio César Lima também foi convocado.

Foto: Lucas Dias/GP1
João Madison e Thesmístocles Filho

“O governador vai coordenar a eleição, e vamos ouvi-lo na próxima semana, segunda ou terça-feira. Temos três vagas: dois senadores, o governador e a vaga de vice. Vamos continuar trabalhando para que a vice permaneça com Themístocles. Se o Themístocles serviu para ser vice, acho que agora ele está ainda mais preparado. Ele sempre caminhou alinhado com o governador”, argumentou Mádison.

A fusão cruzada entre MDB e PSD será outro ponto a ser debatido no encontro dos líderes políticos. Sobre o tema, João Mádison ponderou que, nos bastidores, circula a informação de que o governador Rafael Fonteles defende a manutenção da aliança entre as duas siglas em 2026.

“Os nove deputados eleitos estarão presentes na reunião. Convidei também o senador Marcelo Castro e o deputado federal Júlio César. O que a gente ouve nos bastidores é que o governador defende a coligação cruzada, até para possibilitar a estratégia de ter apenas duas chapas”, detalhou o deputado, que lidera a bancada do MDB na Assembleia.

MDB fortalecido na Alepi

Esse será o primeiro diálogo com o chefe do Palácio de Karnak depois que o MDB voltou à presidência da Assembleia Legislativa do Piauí , sob a liderança do deputado estadual Severo Eulálio.