O presidente do Partido Verde (PV), José Luiz Penna, assumiu, nesta quarta-feira (05), a presidência da federação que a sigla compõe com o PT e o PCdoB. O dirigente foi deputado federal na legislatura entre 2011 e 2014 e é o terceiro presidente da aliança.
A presidência da federação é exercida pelos presidentes e pelas presidentas dos partidos em sistema de rodízio. No primeiro ano da federação, Gleisi Hoffmann, do PT, assumiu a presidência; em seguida, Luciana Santos, do PCdoB, responsabilizou-se pela tarefa, e agora o PV se encarregou do trabalho, pelo período de um ano.
![José Luiz Penna, presidente nacional do PV, assumiu também a presidência da federação com PT e PC do B](/media/image_bank/2025/2/jose-luiz-penna-presidente-nacional-do-pv-assumiu-tambem-anone.jpg.1200x0_q95_crop.webp)
PT quer fim da federação em 2026
A nível nacional, integrantes do Partido dos Trabalhadores defendem o fim da federação em 2026. O senador Humberto Costa (PT-PE), por exemplo, afirmou que a maioria dos quadros da sigla petista quer a extinção da aliança.
“Foi pior a federação, do ponto de vista de comparação com a coligação. Porque a coligação proporcional, eu posso fazer em Pernambuco e não fazer em São Paulo. Mas a federação, eu tenho que fazer em todo lugar. Então, é uma coligação proporcional piorada”, avaliou o senador em entrevista à imprensa pernambucana, nessa quinta-feira (06).
Ver todos os comentários | 0 |