O juiz Adelmar de Sousa Martins, da comarca de Picos, decretou a prisão preventiva de Francisco Santo Pereira Lopes, acusado de homicídio qualificado e tentativa de feminicídio. A decisão foi proferida neste domingo (10), a pedido da Delegacia de Polícia Civil de Inhuma, com parecer favorável do Ministério Público.
Francisco Santo foi preso em flagrante após atirar contra sua ex-companheira, Maria da Guia dos Santos Sousa, na noite de sexta-feira (8), no município de Ipiranga do Piauí. Além de tentar matar a mulher, o acusado disparou contra João Francisco dos Santos Sousa, filho da vítima, que tentou defendê-la. O jovem foi atingido no olho e não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Maria da Guia segue internada no Hospital Regional de Picos, seu estado de saúde é estável.
Após o crime, o acusado fugiu do local em um veículo, mas foi capturado no sábado (9) por policiais militares da Força Tática do 23º BPM de Valença, com apoio do Grupamento Policial Militar (GPM) de Ipiranga do Piauí.
Ao analisar o pedido de prisão preventiva, o magistrado reconheceu a gravidade dos crimes imputados a Francisco Santo. Em sua decisão, o juiz destacou: "Os fatos são extremamente graves e a prisão preventiva se mostra necessária. A busca e apreensão também é medida imprescindível para a coleta de eventuais elementos probatórios que possam indicar a amplitude da atuação do acusado e o grau de participação nas condutas criminosas. Assim, estão presentes os pressupostos necessários para a decretação da prisão preventiva, bem como para o afastamento da garantia constitucional da inviolabilidade do domicílio, além da autorização para a busca pessoal."
Com base na gravidade dos fatos e nas provas apresentadas, o juiz determinou a prisão preventiva de Francisco Santo Pereira Lopes, com o intuito de garantir a ordem pública e assegurar o andamento das investigações.
Ver todos os comentários | 0 |