A Polícia Civil do Piauí divulgou o balanço parcial da Operação Cerco Fechado, deflagrada no último dia 16 e que teve o Dia D nesta quinta-feira (30). Até o momento, 153 pessoas já foram presas, de acordo com o delegado geral Luccy Keiko.
Em entrevista à imprensa, o delegado geral informou que a Operação Cerco Fechado foi deflagrada em 36 municípios piauienses, incluindo a capital. Foram cumpridos 160 mandados – entre mandados de prisão e busca e apreensão.
“O foco principal dessa operação foi o cumprimento de mandados de prisão e busca relacionados a crimes praticados por violência ou grave ameaça e ainda tráfico de drogas e também organização criminosa, estupro e alguns outros crimes contra o patrimônio. Até agora já temos 153 presos desde esta data [16 de novembro], presos exclusivamente pela Polícia Civil. Temos 160 mandados de busca cumpridos e 21 armas de fogo apreendidas”, declarou Luccy Keiko.
Um milhão em bens apreendidos
A operação também resultou na apreensão de cerca de R$ 1 milhão em bens durante cumprimento de mandados de busca e apreensão. “Aproximadamente um milhão de reais em bens apreendidos e tem dinheiro que é recolhido em boca de fumo, veículos aprendidos, uma série de bens apreendidos”, detalhou o delegado geral.
Prisões em Teresina
Foram presas 12 pessoas em Teresina somente nesta quinta-feira (30), sendo nove prisões realizadas pelo Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) e três pela 3ª Delegacia Seccional.
O delegado Samuel Silveira, titular da 3ª Delegacia Seccional, explicou que foram presos em flagrante dois criminosos identificados como João Paulo e Marcelino, responsáveis por liderar o tráfico de drogas na região da zona rural Norte de Teresina. Além disso, foi preso um terceiro, identificado como Mateus José da Cruz, em cumprimento a mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça do Maranhão.
"Na manhã de hoje conseguimos efetuar três prisões, duas em flagrante por tráfico de drogas na localidade rural [norte de Teresina]. Esses dois irmãos que foram presos representavam os líderes ali naquela comunidade, e um terceiro que tinha um mandado de prisão do estado do Maranhão por organização criminosa e roubo qualificado, que também já respondeu por tráfico de drogas, e tem um familiar que já respondeu por tráfico internacional de drogas e foi preso em São Paulo", esclareceu o delegado Samuel Silveira.
A delegada Alexandra Santos, coordenadora do Denarc, expôs que foram cumpridos nove mandados de prisão preventiva contra um líder de uma organização criminosa, conhecido como Messias "Brisado", a esposa dele e mais 7 criminosos.
"Foram cumpridos 9 mandados de prisão preventiva contra um grupo em que o alvo principal, é um indivíduo bastante conhecido na zona sudeste, tanto ele como a esposa dele. Ele é um faccionado que desempenha papel de liderança na região, já envolvido em vários crimes como homicídios e roubos. Foram presos ele, a esposa dele e indivíduos com os quais ele negociava os entorpecentes", contou a coordenadora do Denarc.
Ver todos os comentários | 0 |