Fechar
GP1

Polícia

PM-PI promove capacitação ao atendimento a mulher vítima de violência

A iniciativa visa capacitar os policiais militares que atuam na Patrulha Maria da Penha.

A Polícia Militar do Piauí, através do Comando de Policiamento Comunitário – CPCOM, iniciou na manhã desta terça-feira (21) o II Curso de Capacitação ao Atendimento a Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar. A iniciativa, que conta com 115 inscritos, visa capacitar os policiais militares que atuam na Patrulha Maria da Penha para que eles possam oferecer um atendimento ainda mais qualificado às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, bem como fiscalizar com mais eficiência o cumprimento das medidas protetivas de urgência.

Além disso, no decorrer da capacitação, que ocorre entre até o dia 23 deste mês, os participantes do curso receberão instruções sobre como melhor orientar as mulheres em situação de vulnerabilidade sob medida protetiva deferida e quantos aos demais procedimentos a serem adotados. De acordo com o Comandante Geral da PMPI, Coronel Scheiwann Lopes, a meta é expandir a Patrulha Maria da Penha para todo o Piauí.


Foto: Divulgação/PM-PICurso de capacitação
Curso de capacitação

O serviço da Patrulha Maria da Penha já conta com bases em Piripiri, Floriano, Parnaíba e Picos. “Estamos hoje dando o pontapé inicial da capacitação de homens e de mulheres que compõem todas as unidades do interior do estado, seja do litoral meio norte, seja do cerrado, seja do semiárido. Para, agora ainda neste ano com a chegada de novas viaturas, fazer a descentralização efetiva da Patrulha Maria da Penha. Temos a patrulha aqui em Teresina, já expandimos ela para Piripiri, Parnaíba, Picos, Floriano e, agora neste ano, iremos descentralizar e implantar em todos os batalhões do interior a patrulha maria da penha para marcar presença, monitorar e trabalhar essa parte no que diz respeito as mulheres do estado vítimas de violência doméstica”, reforça.

Levar a Patrulha Maria da Penha para os 4 cantos do Piauí é uma forma de encorajar as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar para que elas possam denunciar e receber as devidas orientações e proteção, é o que explica coronel Elza Rodrigues, Comandante do Comando de Policiamento Comunitário da PMPI.

“Esse curso de capacitação de enfrentamento a violência doméstica ele tem por objetivo a descentralização da Patrulha Maria da Penha para o interior do estado. De maneira em que teremos o serviço de proteção a mulher em todo o estado do Piauí. A meta do governador é realizar essa descentralização para que as mulheres vítimas de violência doméstica possam se encorajar para denunciar”, enfatiza.

A capacitação conta com o apoio da Secretaria Estadual das Mulheres do Piauí. A Zenaide Lustosa, Secretária da Sempi afirma que ações como é sinônimo de avanço no enfrentamento a violência doméstica e familiar de mulheres. “É muito importante nesse momento a Polícia militar estar fazendo a capacitação de vários profissionais da segurança pública dos 12 territórios, onde vai ser implantada a Patrulha Maria da Penha. Isso é interiorizar a política, descentralizar para que a gente avance no enfrentamento a violência. Então são 3 dias de muitos debates e de muito conhecimento para que os policiais possam interagir com a rede de atendimento as mulheres vítimas de violência doméstica”, finaliza a secretária.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.