O delegado geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko Leal Paraíba, falou ao GP1 nesta sexta-feira (23) sobre as mudanças que ocorrerão no alto escalão da Polícia Civil, com objetivo de operacionalizar o plano de atuação a ser implantado pelo próximo secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, para combater a violência no estado, especialmente as facções criminosas.
De acordo com Luccy Keiko, alguns nomes já conhecidos vão permanecer à frente das delegacias, como é o caso da POLINTER, coordenada pelo delegado Marcelo Dias, e o DHPP, dirigido pelo delegado Francisco Costa, o Barêtta.
No entanto, para fortalecer o combate às organizações criminosas, o GRECO terá mudanças em sua estrutura operacional. O delegado Tales Gomes, que esteve no comando da especializada por 4 anos, dará espaço ao delegado Charles Pessoa, que passará a contar com mais um delegado, além daqueles que já atuam no GRECO.
“Nós estamos fazendo um planejamento para iniciar 2023, com base na política criminal a ser adotada pela Secretaria de Segurança. Quando eu falo de política criminal, estou falando de metas. E quais são as principais metas? Em diálogo com o futuro secretário de Segurança, Chico Lucas, nós já definimos que vamos fazer um enfrentamento mais robusto contra o crime organizado, sobretudo nessa guerra entre facções. Haverá também um atendimento mais especializado em relação ao crime de roubo, que incomoda a população no dia a dia. Não raras vezes, ainda recebemos reclamações de pessoas que não conseguem registrar uma ocorrência, seja pelo fato de a delegacia entender que ali não é sua área competente para apuração dos fatos. E nosso objetivo hoje é que se faça um Boletim de Ocorrência em qualquer lugar do estado, pois o Boletim de Ocorrência, que é um direito do cidadão, não define competências. O novo secretário também tem uma visão para que se tenha possibilidade de se fazer esse registro até pelo celular. Isso é algo que está sendo estudando e vai ser feito um trabalho muito forte de tecnologia. Esse é um sinal do Governo do Estado do Piauí, de que polícia também vai estar incluída nesse aspecto de trabalho eficiente, utilizando meios tecnológicos ao nosso alcance”, explicou.
Com base nas metas estabelecidas pelo futuro secretário, Chico Lucas, o delegado geral adotou outras mudanças, a fim de tornar as ações da Polícia Civil mais dinâmicas. O delegado Marcelo Leal, atual Gerente de Polícia do Interior, vai gerenciar o policiamento metropolitano. Em seu lugar, assumirá o delegado Célio.
Mais mudanças
A Delegacia de Prevenção e Repressão ao Entorpecente (DEPRE), passará a ser coordenada, pela primeira vez, por uma mulher, a delegada Alexandra Santos. Ela vai dar continuidade às ações de combate ao tráfico de entorpecentes que, neste ano, realizou importantes apreensões de drogas, que resultaram na desarticulação financeira e operacional de grupos criminosos que comandavam o tráfico de drogas interestadual.
“Dentro desse contexto, nós começamos a promover outras mudanças. O delegado Marcelo Leal, que passou um bom tempo na gerência do anterior, e tem experiência como delegado de homicídios, vai assumir a gerência de polícia metropolitana. E o delegado Célio, que tem se destacado também no interior do estado, uma pessoa muito habilidosa, vai ficar no GPI. O delegado Tales, depois de passar 4 anos, fez um trabalho fenomenal, conseguiu desbaratar quadrilhas e assaltantes de banco. Praticamente, o assalto a banco no Piauí é exceção. Nessa gestão dele, nós conseguimos prender indivíduos muito perigosos, aprender armas, como metralhadora. Então, ele fez um trabalho muito bem realizado e agora vai para a Gerência de Polícia Especializada, em substituição ao delegado Matheus Zanatta”, explicou o delegado geral Luccy Keiko.
Confira outros nomes:
Delegacia de Repressão e Combate aos Crimes de Informática (DRCI) - delegado Humberto Mácola.
Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Contra as Relações de Consumo (DECCOTERC) - delegado Sebastião Alencar.
Gerência de Inteligência da Polícia Civil do Piauí - delegado Yan Brayner
Delegacia de Capturas - será composta com policiais do extinto Grupo de Apoio Operacional (GAO)
Ver todos os comentários | 0 |