A Polícia Federal no Piauí divulgou, nesta segunda-feira (3), um levantamento das ocorrências que foram registradas nesse domingo (2), em que ocorreu o primeiro turno das eleições de 2022 no Piauí. Foram contabilizadas cinco ocorrências, em Picos, Piripiri, Corrente, Bom Jesus e São Raimundo Nonato.
De acordo com a PF, cerca de 140 policiais federais foram mobilizados para a Operação Eleições 2022, em que atuaram em integração com as demais forças de segurança, com o Ministério Público Eleitoral e com a Justiça Eleitoral. Desse modo, ainda no dia do pleito, foi feito um Termo Circunstanciado de Ocorrência, em virtude ao crime de boca de urna, em Corrente. Já em Picos, foi instaurado um inquérito policial por violação de sigilo do voto. Um segundo inquérito por violação de sigilo do voto foi instaurado, mas dessa vez em São Raimundo Nonato.
Ainda houve a instauração de um inquérito por conta de transporte ilegal de eleitores, em Bom Jesus. Assim como outro inquérito para apurar notícia-crime de suposto crime de coação para votar, em Piripiri.
Ocorrências registradas desde o início do período eleitoral
Ainda segundo a PF, ao todo, desde o início do período eleitoral, foram instaurados 12 procedimentos para apurar crimes eleitorais em todo o Piauí, sendo conduzida uma pessoa e apreendidos mais de R$ 480 mil. Ademais, foram deflagradas duas operações policiais, totalizando dez mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Eleitoral.
Ver todos os comentários | 0 |