- Foto: Divulgação/AscomChef Pedro Benoliel
O renomado chef Pedro Benoliel foi uma das grandes atrações do Seminário Receitas de Sucesso, uma ação do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, por meio do Projeto Fortalecimento dos Transformadores de Farinha de Trigo do Território de Teresina, executado pela instituição.
Durante o evento, que aconteceu na sede do Sebrae na capital, Pedro Benoliel ministrou a palestra Case de Sucesso de Um Chef, contando sua trajetória de cozinheiro a chef de cozinha.
Benoliel herdou o gosto pela cozinha de seus familiares. Aos 18 anos, morando em Israel, conseguiu o primeiro emprego na cozinha de uma churrascaria e aprendeu boa parte da base da culinária. Também passou pela França e Espanha e, de volta ao Brasil, aprofundou seus conhecimentos em restaurantes como o Zazá Bistrô e Le Pré Catelan.
“A faculdade é importante para aprender a parte técnica, mas as vivências e experiências são essenciais para se ter sucesso no ramo da gastronomia. Passei por restaurantes de todo o mundo, o que me permitiu adquirir muitos conhecimentos para chegar onde estou hoje”, disse o chef.
Ainda segundo Pedro Benoliel, quando ele saiu do Brasil para viver na prática a gastronomia, era vergonhoso trabalhar na cozinha. “Hoje não é mais assim. A cozinha virou coisa de gente bacana. A gastronomia é o segundo conteúdo mais consumido nas redes sociais”, acrescentou.
Atualmente, Pedro comanda o Ateliê Benoliel, buffet criado por sua mãe, Monique Benoliel, considerada uma das maiores banqueteiras do país. Pedro é também apresentador de televisão, comandando o Programa Cozinha na Laje, produção nacional do canal Food Network, que tem como cenário a vista espetacular do Morro do Vidigal, no Rio de Janeiro. O chef apresenta ainda, no mesmo canal, o Programa Tempero Na Mochila, onde numa cozinha itinerante revela o que há de mais interessante no turismo gastronômico e cultural de várias regiões do país.
“O Brasil é imenso e diverso. Aqui no Piauí tem muita coisa boa. É importante valorizar os ingredientes locais. Precisamos fazer comida para quem está perto de nós e não para estrangeiro ver. Quanto mais diferencial tiver uma receita, mais potencial ela terá de agradar pessoas”, comentou Benoliel.
A programação do seminário contou ainda com o Espaço de Alimentação Delícias de Sucesso, que funcionou durante toda a tarde de hoje, encerrando as atividades no começo da noite.
“Nós fizemos uma seleção entre as empresas participantes do Projeto Fortalecimento dos Transformadores de Farinha de Trigo, levando em consideração o mix de produtos, bem como o diferencial competitivo dos empreendimentos. Na feira, essas empresas tiveram a oportunidade de mostrar seus produtos e oferecê-los para degustação”, informa a analista do Sebrae no Piauí, Vânia Lapa.
Durante o seminário, aconteceu também o Giro de Negócios e um Talk Show. O Giro de Negócios foi um encontro entre compradores (empresários) e fornecedores (distribuidores), com o objetivo de fomentar novas parcerias comerciais. No Talk Show, empresários atendidos pelo Sebrae no Piauí puderam contar um pouco sobre suas trajetórias, destacando os resultados das ações realizadas no âmbito do Projeto Fortalecimento dos Transformadores de Farinha de Trigo.
Ver todos os comentários | 0 |