O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em discurso no lançamento do programa Mais Professores para o Brasil, que ser professor no Brasil virou um "risco". Durante o evento realizado no Palácio do Planalto, na tarde dessa terça-feira (14), ele ressaltou as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da educação, especialmente aqueles que atuam nas periferias das grandes cidades.
Lula destacou o cenário desafiador de quem leciona, incluindo a realidade de professores que enfrentam violência e dificuldades logísticas, como o transporte público precário, além das tensões emocionais enfrentadas pelos alunos. O presidente lamentou a atual falta de reconhecimento e afirmou que muitos profissionais da educação lidam com contextos difíceis, como alunos que chegam à escola sem condições básicas de alimentação e com problemas familiares, o que acaba refletindo no comportamento dentro da sala de aula.
Durante o evento, o presidente também fez duras críticas ao desinteresse e ao desprezo pela educação no país, apontando que é por meio da formação dos cidadãos que o Brasil poderá crescer economicamente e se tornar mais competitivo. A declaração foi dada enquanto Lula e o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciavam a criação do Programa Mais Professores para o Brasil, que tem como objetivo beneficiar cerca de 2,3 milhões de docentes em todo o território nacional.
O programa é estruturado em cinco eixos principais: seleção para ingresso na docência, atratividade para licenciaturas, alocação de professores, formação docente e valorização profissional. Entre as iniciativas, destaca-se a criação da Prova Nacional Docente (PND), que será elaborada pelo Inep e ajudará a melhorar os processos seletivos para a carreira docente, além de estimular a qualidade da formação dos professores. Os resultados dessa prova poderão ser usados por estados e municípios nos concursos públicos.
Outra novidade do programa é a oferta de benefícios para atrair novos profissionais para a área da educação. O novo programa Pé-de-Meia Licenciaturas, por exemplo, oferece apoio financeiro de R$ 1.050 mensais para estudantes de licenciatura com bom desempenho no Enem, sendo parte do valor depositado em uma poupança para ser liberado quando o egresso ingressar na rede pública. O programa também contará com incentivos financeiros para professores que atuam em áreas com carência de docentes, além de um portal de formação profissional e novas parcerias para a valorização da carreira docente.
Ver todos os comentários | 0 |