Um funcionário da Caixa Econômica Federal está entre os alvos da Operação Smart Fake , deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (6), com intuito de desarticular um esquema de fraudes de empréstimos no Piauí. Segundo apurado pelo GP1 , na época dos fatos, em 2022, ele atuou como gerente de Pessoa Jurídica na agência Da Costa e Silva, localizada na Avenida José dos Santos e Silva, no Centro de Teresina.
O esquema criminoso consistia na utilização de CNPJs de empresas em iminência de fechar para a contratação de empréstimos de altos valores junto à Caixa, que não eram pagos. O prejuízo causado à instituição financeira se aproxima de R$ 20 milhões.
A Operação Smart Fake buscou cumprir 12 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão temporária, sendo dois em Teresina, um em Pedro II e outro em Timon (MA).
Segundo o delegado Marco Antônio, a organização criminosa também contava com a atuação de um contador, que, ao tomar conhecimento de que uma empresa iria fechar, comunicava os agenciadores, que apresentavam a proposta aos empresários.
“Foram fraudados vários documentos, na nossa análise, só a Caixa teve prejuízo de mais de vinte milhões e reais, tem bancos privados também. Algumas empresas existiam e estavam na iminência de fechar e o contador ligava para os agentes dessas células, dizendo para perguntar se o empresário não aceitava dinheiro para receber o empréstimo e dividir o valor. Tem participação de mais pessoas do que a gente imagina”, disse o delegado.
Mesmo CNPJ usado várias vezes
Ainda de acordo com o delegado Marco Antônio, o mesmo CNPJ de uma empresa chegava a ser usado para contrair vários empréstimos. “Tinha o mesmo CNPJ sendo usado para empréstimos. A mesma empresa às vezes martelava o tanto que desse na Caixa, que comunicou a gente, trabalhou junto com a gente nessa história”, completo.
Por fim, a autoridade policial ressaltou que outras pessoas estão sendo investigadas e devem ser alvos de operação. “Inúmeras pessoas, a gente até alerta que eventualmente aquele que participou, sabe que participou e pode ser um provável alvo, já compareça”, finalizou o delegado.