A Polícia Federal, por meio do delegado José Olegário Pereira Nunes, instaurou um inquérito policial para investigar crimes eleitorais envolvendo a diretora técnica do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI), Juliana Aquino Teixeira, que foi denunciada por uma servidora, alvo de assédio moral e tentativa de compra de votos para o candidato a vereador, o empresário Júnior Macêdo (PDT). A investigação foi aberta no dia 14 de novembro de 2024.
Conforme a portaria para instaurar o inquérito, a denúncia aponta que Juliana Aquino teria oferecido R$ 450 para garantir os três votos da residência da denunciante, valor que poderia ser arredondado para R$ 500 caso houvesse aceitação. A denunciante afirmou que Juliana condicionou o pagamento à apresentação de uma foto da urna eletrônica com o registro do voto no candidato apoiado por ela, Júnior Macêdo.
Além disso, a diretora do IMEPI teria utilizado de ameaças, afirmando que o emprego da denunciante estaria em risco caso ela não votasse em seu candidato. A tentativa de compra de voto estava sendo realizada com intenção de desqualificar o vereador eleito Fernando Lima, ex-diretor administrativo do IMEPI.
A denunciante relatou ainda que Juliana tinha alegado a ela que apenas a eleição de Júnior Macêdo iria garantir a estabilidade de emprego no órgão.
Diante dos fatos narrados, o delegado responsável determinou a autuação da denúncia e a comunicação oficial ao Núcleo Regional Eleitoral de Garantia e à Promotoria Eleitoral da 98ª Zona Eleitoral. A denunciante será intimada a prestar esclarecimentos e apresentar possíveis gravações em áudio e vídeo que reforçam as alegações feitas na denúncia.
O inquérito foi instaurado com base na requisição formal do Ministério Público Eleitoral, que identificou elementos suficientes para a abertura da investigação e a necessidade de diligências policiais.
Outro lado
O GP1 tentou entrar em contato com Júnior Macêdo por meio de ligações e mensagens, mas não obtivemos respostas. A diretora do IMEPI, Juliana Aquino, não foi localizada. O espaço está aberto para esclarecimentos.
Ver todos os comentários | 0 |