Fechar
GP1

Piauí

Governo Federal reconhece situação de emergência em 66 cidades do Piauí

A portaria assinada nessa segunda-feira (03) foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu situação de emergência em 66 municípios afetados pela estiagem no estado do Piauí. A portaria, assinada nessa segunda-feira (03), foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Confira a relação dos municípios

Alagoinha do Piauí, Alegrete do Piauí, Alvorada do Gurguéia, Aroeiras do Itaim, Bela Vista do Piauí, Belém do Piauí, Bocaina, Bom Jesus, Brejo do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí, Campinas do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Campo Grande do Piauí, Canto do Buriti, Capitão Gervásio Oliveira, Caracol, Caridade do Piauí, Colônia do Gurguéia, Coronel José Dias, Corrente, Cristalândia do Piauí, Cristino Castro, Curimatá, Currais, Dirceu Arcoverde, Floresta do Piauí, Francisco Macedo, Francisco Santos, Fronteiras, Geminiano, Gilbués, Guaribas, Isaías Coelho, Itainópolis, Jaicós, João Costa, Jurema, Lagoa do Barro do Piauí, Marcolândia, Massapê do Piauí, Monsenhor Hipólito, Morro Cabeça no Tempo, Nova Santa Rita, Padre Marcos, Paes Landim, Paquetá, Pavussu, Pimenteiras, Queimada Nova, Riacho Frio, Ribeira do Piauí, Santa Cruz do Piauí, Santa Filomena, Santana do Piauí, São Braz do Piauí, São João do Piauí, São José do Piauí, São Julião, São Lourenço do Piauí, São Raimundo Nonato, Sebastião Barros, Sussuapara, Uruçuí, Vera Mendes, Vila Nova do Piauí e Wall Ferraz.


Foto: Lucas Dias/GP1Estiagem
Estiagem

Com o reconhecimento, os municípios podem buscar recursos junto ao Governo Federal para ações de Defesa Civil, como a compra de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residências, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

Ao todo, o estado do Piauí já possui 81 cidades com situação de emergência vigente, das quais 78 são por estiagem, dois por chuvas intensas e uma por seca.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de Defesa Civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada uma portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.