Fechar
GP1

Piauí

Aprovados no concurso dos bombeiros do Piauí denunciam adiamento do curso de formação

O anúncio da revogação do cronograma foi enviado três dias antes da data prevista para início do curso.

Ainda em 2024, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI) divulgou o cronograma para o curso de formação de soldados, que iniciaria em 6 de janeiro de 2025. Entretanto, mais de 200 aprovados no concurso da corporação se surpreenderam com a adiamento repentino do curso, três dias antes da data prevista para começar as aulas. O anúncio foi encaminhado aos aprovados através de um grupo no WhatsApp.

A notícia gerou indignação entre os aprovados no certame. A revogação do cronograma de início do curso de formação e a falta de previsão para início das aulas gerou insegurança entre os candidatos, causando um prejuízo financeiro e emocional.


Foto: Alef Leão/GP1Corpo de Bombeiros Militar do Piaui
Corpo de Bombeiros Militar do Piaui

“Um transtorno sem fim. Pessoas que estavam a caminho de Teresina, pessoas residentes em São Paulo, Ceará e outros locais distantes da capital onde seria o curso. Mais de 200 pessoas desempregadas porque pediram baixa de seus empregos ou concursos. Um descaso sem precedentes. A maioria pediu desligamento de seus trabalhos ou se organizando pra isso, vendo contrato de aluguel, trazendo suas coisas para Teresina. Alguns estão implorando por seus empregos de volta, outros não tem mais opção. Mais de 200 famílias impactadas”, afirmou um dos alunos, que preferiu não se identificar.

Agora, a previsão é que as aulas do Curso de Formação de Soldados do CBMEPI iniciem no segundo semestre de 2025, ou seja, um adiamento de 6 meses. Segundo a mensagem encaminhada no grupo dos alunos, a justificativa são “as demandas judiciais incidentes sobre o processo seletivo, que exigem a reavaliação do planejamento e do custeio financeiro do curso, que envolvem atender com eficiência as obrigações legais e administrativas decorrentes, incluindo-se a segurança dos candidatos em formação”.

Outro lado

Procurada pelo GP1, a assessoria de comunicação do CBMEPI encaminhou uma nota em que reforçou que as aulas serão iniciadas quando "sanadas as demandas judiciais que afetaram o processo seletivo".

Confita a nota completa na íntegra

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí informa que o início das aulas dos novos alunos do Curso de Formação de Soldados (EDITAL Nº 001/2023/CBMEPI e alterações do Concurso Público 2023/ Cargo Soldado BM) ocorrerá após sanadas as demandas judiciais que afetaram o processo seletivo, exigindo reavaliação do planejamento e do custeio financeiro do curso, considerando o atendimento eficiente das obrigações legais e administrativas decorrentes, incluindo a segurança dos candidatos em formação.

A Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP/CBMEPI) está providenciando a readequação do planejamento pedagógico e operacional necessário, e o cronograma do Curso será divulgado no site e nas redes Oficiais da instituição tão logo seja publicada no Diário Oficial do Estado a homologação das matrículas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.