O governador Rafael Fonteles (PT) sancionou uma lei estadual que torna o Ipê amarelo – de nome científico Handroanthus ochraceus – a árvore símbolo da prevenção ao suicídio no Piauí. O texto, publicado na edição desta quinta-feira (23) do Diário Oficial do Estado, é de autoria do deputado estadual Francisco Limma (PT).
A lei também estabelece que durante o mês de setembro será estimulado o plantio de Ipês amarelos em espaços públicos e/ou privados no estado, em referência ao "Setembro Amarelo", campanha de prevenção instituída em 2003 pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
“Durante a campanha de estímulo ao plantio dos Ipês Amarelos, serão juntamente feitas campanhas para intensificar e desenvolver estratégias para abordar o tema, retirando o tabu envolvido, fomentando a informação e conscientização e promovendo a prevenção ao suicídio”, diz o texto legal.
Segundo a nova lei, a promoção e efetivação da campanha se dará por meio de ações intersetoriais, entre elas, a realização de palestras e eventos nos órgãos, escolas e entes estaduais e municipais do Piauí no sentido de sensibilizar os diversos segmentos da sociedade para que compreendam e apoiem a saúde mental.
Ver todos os comentários | 0 |