O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI) realizou, nesta quinta-feira (2), vistoria na Ponte Metálica João Luís Ferreira, que liga Teresina a Timon (MA). Os integrantes da entidade garantiram que não há risco de desabamento da estrutura, ao contrário do que vinha sendo alardeado, desde o colapso da Ponte Juscelino Kubitschek, situada entre Maranhão e Tocantis.
O relatório sobre a inspeção deve sair daqui a 15 ou 30 dias. Em entrevista à imprensa, o presidente do Crea-PI, Hércules Medeiros, tranquilizou a população que precisa passar pela ponte edificada sobre o Rio Parnaíba.
“Muitas vezes as pessoas fazem um alarde, criam até um pavor na população, é importante destacar que isso muitas vezes não é correto. Então, a gente vai elaborar um relatório, mas nesse momento inicial o que pode se constatar é que não existe o risco grave iminente de um colapso da ponte”, declarou o presidente do Crea-PI.
Inspeção
A inspeção contou com o uso de drones e participação de diversos conselheiros. Hércules Medeiros explicou que o concreto deteriorado nas bases da ponte não indica risco a estrutura e serve apenas para proteger os pilares de ferro da corrosão.
“Não tem esse risco, a gente conversou com alguns colegas, fizemos voos com drones, fomos a inspeção local, aquele concreto tem a função de proteger principalmente contra a corrosão, mas queremos acalmar a população e tranquilizar que nesse momento a gente não tem esse risco de colapso”, completou o representante da entidade.
Manutenção
O presidente do Crea-PI lembrou que a ponte já recebeu inúmeras intervenções para reforçar sua segurança. “Foram acrescentados quatro pilares que não estavam na estrutura original. Essa estrutura inicialmente foi feita para receber a carga de trem, inicialmente lá passavam apenas trens, e posteriormente foram feitas adequações, que têm que ser feitas periodicamente”, concluiu Hércules Medeiros.
Ver todos os comentários | 0 |