A empreendedora piauiense Brenda Mendes vai representar o Brasil no Summit Mundial dos laureados do Prêmio Nobel da Paz, evento que acontecerá dos dias 18 a 21 de setembro em Monterrey, no México. Brenda é proprietária da marca Filha da Maria, que desenvolve cosméticos para cuidados com cabelos crespos, ondulados e cacheados e auxilia no processo de transição capilar.
Brenda Mendes iniciou sua trajetória empreendedora após uma série de acontecimentos que marcaram sua jornada pessoal. Aos 14 anos, ela teve uma queda de cabelo emocional, decorrente de episódios de bullying sofridos em ambiente escolar. A partir disso, ela começou a pesquisar, de maneira autodidata, o que poderia salvar seu cabelo, e criou um produto que curou a queda: o óleo Filha da Maria, que hoje é o carro-chefe de uma diversidade de produtos da marca. Posteriormente, ela criou um salão de beleza voltado para pessoas com cabelos crespos, ondulados e cacheados.
No evento no México, a jovem teresinense vai ministrar uma palestra com o tema “Liderando pelo exemplo”. Além disso, Brenda participará de uma competição que visa premiar empreendedores com projetos sociais, onde apresentará o projeto desenvolve, voltado para auxiliar mulheres em situação de vulnerabilidade social a terem independência financeira e para inspirar essas mulheres a obterem mais autoestima e mais autoconfiança.
Campanha
Agora, Brenda Mendes está realizando uma campanha para viabilizar sua viagem ao México. “Não consigo ainda dimensionar o que isso significa para mim e para as pessoas que estão ao meu redor, mas me sinto extremamente honrada com esse convite, e estou buscando todas as alternativas possíveis para conseguir participar desse evento”, declarou a jovem empreendedora.
Para garantir presença no evento, Brenda precisa arrecadar R$ 7.500,00, valor que será usado nos custos com passagens, alimentação e hospedagem. Aos interessados em ajudar, a vaquinha está disponível neste link.
Experiência
Atualmente, Brenda Mendes é graduanda em Ciência de Dados e Inteligência Artificial pela PUC-SP. Ela foi pioneira ao participar do programa YLAI–Young Leaders of the Americas Initiative (Programa Jovens Líderes das Américas), em 2022, projeto criado pelo ex-presidente Barack Obama que reúne jovens líderes da América Latina, Canadá e Caribe para os Estados Unidos, com intuito de expandir suas habilidades de liderança e empreendedorismo.
Em sua passagem pelos EUA, a piauiense participou do AWE–Academy for Women Entrepreneurs (Academia de Mulheres Empreendedoras), e se sagrou vencedora na competição.
Em 2023, Brenda foi a primeira piauiense a participar do programa de residência de Venture Capital Antler, de Singapura, realizado em São Paulo, e neste ano, venceu a batalha de startups da Campus Party BRA, que aconteceu no Piauí.
Ver todos os comentários | 0 |