Fechar
GP1

Piauí

Vendas no varejo do Piauí recuam 0,5% em maio, aponta IBGE

Considerando o índice nacionalmente, o Brasil registrou aumento de 1,2% nas vendas no comércio varejista.

Segunda a mais recente Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na primeira quinzena de junho, o estado do Piauí registrou queda de 0,5% nas vendas no comércio varejista durante maio, se comparado ao mês anterior.

Ainda assim, o índice segue positivo em 0,5%. Os resultados do setor foram positivos em todos os meses de 2024 e a alta acumulada no ano é de 5,3%.


Foto: Lucas Dias/GP1Consumidor fazendo compras no Mercado do Peixe
Índice de vendas no comércio varejista segue positivo no Piauí

Cenário nacional

Se considerar o índice em todo o território nacional, o Brasil apresentou aumento de 1,2% nas vendas no comércio varejista durante maio, se comparado a abril. No ano, há alta acumulada de 5,6% e em 12 meses, de 3,4%.

Cinco das oito atividades pesquisadas ficaram no campo positivo em maio e, dentre elas, as principais influências sobre o resultado geral foram exercidas por hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,7%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,6%).

O que é a Pesquisa Mensal do Comércio

A PMC produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista. Iniciada em 1995, a PMC traz resultados mensais da variação do volume e receita nominal de vendas para o comércio varejista e comércio varejista ampliado (automóveis e materiais de construção) para o Brasil e Unidades da Federação.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.