O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), aprovou o regimento interno da recém-criada Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA). O texto aprovado foi publicado na edição dessa quinta-feira (20) do Diário Oficial do Estado do Piauí.
A Secretaria de Inteligência Artificial foi instituída pela Lei Estadual nº 8.369, datada em 30 de abril de 2024. Deste modo, o regimento interno apresentado organiza e define as atribuições de cada setor da SIA, garantindo assim o funcionamento pleno e harmonioso do órgão.
O Piauí foi o primeiro estado do Brasil a criar uma pasta específica para desenvolver a inteligência artificial em benefício do Estado. Conforme o regulamento, é atribuição da SAI a formulação e implementação de estratégias para a utilização de Inteligência Artificial. Além disso, também é incluído o desenvolvimento de ecossistemas de inovação e políticas de biossegurança, visando o desenvolvimento econômico e social do Piauí.
Algumas das unidades diretivas da pasta são: Diretoria de Desenvolvimento de Inteligência Aritifical; Diretoria de Economia Digital e Gestão e Diretoria de Transformação Digital e Social, ambas formadas por suas respectivas coordenações.
Ver todos os comentários | 0 |