Fechar
GP1

Piauí

Ministra Esther Dweck lança Estratégia Nacional de Governo Digital no Piauí

Durante sua fala, a ministra Esther Dweck disse que o Piauí garantiu "a volta da democracia no Brasil".

A ministra Esther Dweck, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, escolheu o estado do Piauí para ser palco do lançamento da Estratégia Nacional de Governo Digital, nesta sexta-feira (21), ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Trata-se de um conjunto de recomendações e orientações para que o Governo Federal, os estados e os municípios construam suas próprias estratégias de governabilidade digital, buscando a simplificação do acesso a serviços públicos, com um planejamento na área até 2027.

“Quero cumprimentar o Piauí, que garantiu a volta da democracia no Brasil, eles [os piauienses] sempre lutaram e acreditaram no senhor, presidente Lula. Escolhemos o Piauí para lançar esse programa, porque aqui era o estado considerado o mais pobre do país e deu um salto inacreditável nos últimos 21 anos e hoje é talvez o estado mais desenvolvido em governo digital. Acho que esse é um mérito do atual governador, do ex-governador também. O Piauí tem uma quantidade incrível de serviços digitais à disposição da população”, disse Esther Dweck em pronunciamento no Centro de Convenções em Teresina.


Foto: Marcelo Cardoso/GP1Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos
Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

Linha de crédito

Para implementar o projeto, o Governo Federal abrirá linha de crédito em parceria com a Caixa, na carteira de Financiamentos à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA), que tem orçamento total de até R$ 8,2 bilhões em 2024.

Rede GOV.BR

Para impulsionar a implantação dessa estratégia, o governo federal vai utilizar a Rede Nacional de Governo Digital (Rede GOV.BR). Essa rede é um espaço de colaboração, intercâmbio, articulação e disseminação de soluções e iniciativas inovadoras relacionadas à temática de governo digital. Até o momento, integram a rede os 26 estados e o Distrito Federal e mais de mil municípios, que representam mais de 107 milhões de brasileiros.

Ao aderir à Rede GOV.BR, os entes federados podem passar a utilizar gratuitamente ferramentas do GOV.BR em seus serviços públicos, como o Acesso GOV.BR, o Balcão GOV.BR, a Assinatura Eletrônica GOV.BR e a prova de vida digital, além de apoio metodológico e ações de capacitação em governo digital.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.