Fechar
GP1

Piauí

Dia de Cosme e Damião é incluído no calendário de eventos do Piauí

O governador Rafael Fonteles sancionou uma lei que oficializa a data religiosa no Estado.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), sancionou uma lei estadual que institui, no calendário oficial de eventos do Estado, o Dia de Cosme e Damião, celebrado anualmente no dia 27 de setembro. O novo dispositivo legal, de autoria da deputada estadual Bárbara Soares (Progressistas), foi publicado na edição dessa quinta-feira (22) do Diário Oficial do Piauí.

“O Dia de Cosme e Damião será comemorado anualmente, no dia 27 de setembro, com programações destinadas, prioritariamente, à clientela infanto-juvenil, através de promoções da Secretaria de Estado da Cultura, Secretaria de Estado do Turismo e incluídas no calendário oficial do estado do Piauí”, consta na nova lei.


Cosme e Damião

Foto: ReproduçãoCosme e Damião
Cosme e Damião

Cosme e Damião eram irmãos gêmeos considerados curandeiros, que exerciam a medicina de forma voluntária no século IV. Em meio a perseguição contra cristãos promovida pelo imperador romano Diocleciano, eles foram presos e mortos, acusados de feitiçaria, no ano 303 d.C.

A morte dos mártires teria ocorrido em 27 de setembro, data em que passou a ser celebrado o Dia de Cosme e Damião, entretanto, em 1969 a Igreja Católica alterou o dia de São Cosme e São Damião para o dia 26 de setembro, para não chocar com a data que celebra São Vicente de Paula. Contudo, pela tradição, a maioria das pessoas ainda comemora no dia 27.

Entrega de doces

A tradicional entrega de doces no Dia de Cosme e Damião não tem relações com a doutrina católica, e sim com as religiões de matriz africana. Isso porque no dia 27 de setembro também é celebrado o dia do orixá Ibeji, que seria uma criança, e assim, tradicionalmente é realizada a distribuição de doces.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.