A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), por meio da Academia de Polícia Penal (Acadepen), inicia, nesta sexta-feira (6), às 8h, no auditório da OAB-PI, o Curso de Formação da Polícia Penal (CFPP). A iniciativa visa qualificar 204 novos agentes para atuarem nas unidades prisionais do estado, incluindo a nova penitenciária de Buriti dos Lopes. O curso é uma das etapas do concurso público da Polícia Penal realizado em 2024 e seguirá até fevereiro de 2025.
A grade curricular abrangente, com 508 horas/aula e 28 disciplinas, inclui temas como Direitos Humanos, Legislação Penal, Técnicas de Abordagem e Sobrevivência, Monitoramento Eletrônico, Inteligência e Contrainteligência, Gerenciamento de Crise e Treinamento Físico. O objetivo é preparar os futuros policiais penais para atuarem de forma eficiente e humanizada no sistema prisional, garantindo a segurança e a ressocialização dos detentos.
O diretor adjunto de Administração Penitenciária, o policial penal Aliomar Teixeira, expressou sua satisfação com o início do curso, destacando a importância da qualificação dos novos agentes. “Temos 16 unidades que precisarão desse implemento no efetivo, além da nova penitenciária em Buriti dos Lopes”, disse.
Mais de 100 profissionais, entre coordenadores, professores, instrutores, monitores e supervisores, compõem a equipe responsável pela formação dos novos policiais penais. As aulas serão realizadas de segunda a sábado, nos auditórios do Centro de Formação Antonino Freire e da Acadepen.
Ver todos os comentários | 0 |